Morre poeta Armando Freitas Filho, vencedor do Jabuti, aos 84 anos

Poeta Armando Freitas Filho morreu aos 84 anos; autor foi vencedor dos prêmios Jabuti, Rio de Literatura, APCA e Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Morreu na quinta-feira, 26, o escritor e poeta carioca Armando Freitas Filho aos 84 anos de idade. A informação foi confirmada por Cristina Barros Barreto, sua esposa, ao G1.

Conforme o portal, o autor estava internado há uma semana na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por problemas respiratórios, e morreu em decorrência de complicações da covid-19.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com uma carreira de mais de 60 anos, Armando foi considerado um dos principais poetas do Brasil. Sua trajetória na escrita iniciou em 1963, com a publicação do livro “Palavra”.

Inspirando-se em Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, Armando seguiu com as publicações “À mão livre” (1979), “3x4” (de 1985, livro vencedor do prêmio Jabuti), “Raro mar” (2006) e “Rol” (de 2016, vencedor do prêmio Rio de Literatura e APCA).

Suas publicações mais recentes foram “Arremate” (2020), “Só Prosa” (2022) e “Máquina de Escrever” (2023). Conforme a Companhia das Letras, “Respiro”, última obra do autor, será publicada “em breve”.

Além de autor, Armando também trabalhou como pesquisador na Biblioteca Nacional e na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), sendo também assessor na presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar