Looks para Rock in Rio: consultora de moda dá dicas para festival
Os looks mais buscados pelo público do Rock in Rio são peças com detalhes que chamem atenção, mas ainda assim se adequem ao calor; veja dicas
16:20 | Set. 18, 2024
Com o início do Rock in Rio no dia 13 de setembro, o público busca por looks criativos e confortáveis para o festival. O evento, além de apreciar as atrações, é uma oportunidade de expressar estilo.
Contudo, levando em consideração o clima quente que prevalece no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, as peças também devem se adequar a essas necessidades.
Rock in Rio 2024: VEJA programação completa do evento
Para quem quer apostar em visuais diferentes, mas sem abrir mão do conforto, a consultora de estilo Rafaella Arrais Nunes separou algumas dicas.
Looks para o Rock in Rio: 5 ideias de looks femininos e masculinos
Com temperatura máxima prevista de 40 °C para o Rock in Rio, segundo o sistema de monitoramento Alerta Rio divulgado no dia 12 de setembro, Rafaella indica peças “respiráveis”, ou seja, peças com tecidos mais finos e leves.
Look feminino
Um dos exemplos de tecidos que a profissional recomenda é o tule, que possui material leve e delicado.
“Quanto mais furadinho for o tule, melhor. Com um topzinho menor por dentro, entende? Não adianta a pessoa se encher de camada porque morre de calor. Então short ou short saia eu recomendo. Saia, saia mesmo eu não recomendo. Porque fica ruim para sentar no chão”, explica a especialista que é formada em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo de São Paulo.
Outra opção são as camisetas oversized com com um short por baixo. Este pode ser até um biker de poliamida, que é mais confortável do que outros tecidos. “Outra coisa que ajuda muito pra quem tem coxas grossas é usar um produto antiatrito, para não terminar o dia com as entrepernas assadas”, alerta.
Quanto aos calçados, Rafaella, que também é designer, indica “o mais confortável possível”. Normalmente são aqueles que já foram usados várias vezes e já existe uma certeza de que “não vai te deixar na mão”.
Segundo ela, os tênis podem ser comuns, no estilo chunky, que é maior. E as botas podem ser coturnos.
“Se for para usar calça, quanto mais frouxa for a calça e quanto mais leve for o tecido da calça, melhor. Então a recomendação é um algodão leve ou viscose”, disse Rafaella.
Uma outra sugestão de vestuário que a consultora de moda Rafaella indica e que pode ser observada em festivais como o Rock in Rio é a combinação de um top ou cropped com um quimono ou jaqueta, geralmente usados com um short jeans.
Essa escolha se dá pela mudança de temperatura ao anoitecer. Durante o dia, o clima continua quente, mas à noite, um vento mais fresco pode surgir, tornando mais confortável o uso de uma peça extra. Assim, muitas pessoas optam por amarrar a jaqueta na cintura durante o dia, e usá-la à noite, se a temperatura baixar.
Outra peça que pode ser interessante são as meias, especialmente as mais altas, populares entre a geração Z. Elas podem ser de materiais como lurex ou mesmo meias arrastão, que por serem vazadas não aquecem tanto as pernas.
Essas meias funcionam bem como uma camada adicional ao look, sem comprometer o conforto e ainda adicionando um toque estiloso à composição.
Look masculino
Para os homens, as recomendações seguem a mesma linha das mulheres: é importante optar por roupas leves e confortáveis, com tecidos que permitam liberdade de movimento durante todo o dia.
Nos acessórios, cordões, brincos, bonés e lenços podem ser usados para complementar o visual. Em vez de jaquetas, uma boa alternativa é a camisa de botão de viscose ou até um quimono, que adicionam estilo sem comprometer o conforto.
Uma referência interessante foi a camisa de tricô, que está em alta e pode ser uma excelente escolha para festivais, desde que seja feita de material confortável. O tricô, além de ser tendência, traz uma textura diferenciada ao look e costuma ser colorido, o que enriquece o visual.
Uma dica extra para os homens, especialmente os heterossexuais, que muitas vezes jogam seus pertences na bolsa da namorada, é o uso de pochetes. Elas podem ser usadas de forma transversal, e há também opções de bolsas masculinas menores que são práticas para carregar itens essenciais.
Dessa forma, evita-se sobrecarregar a companheira e mantém-se o estilo sem perder a funcionalidade.
Looks para Rock in Rio: confira as inspirações na galeria de imagens abaixo
Looks para Rock in Rio 2024: como ser estiloso e permanecer no conforto?
Uma opinião que, apesar de polêmica, não deveria ser, segundo Rafaella, é a crítica à prática de se inspirar nos looks de influenciadores ou celebridades que vão ao Rock in Rio como convidados.
Essas personalidades chegam e saem do evento em vans, têm acesso a áreas VIP com água, banheiro, comida, ar-condicionado e assentos confortáveis.
“Isso explica o porquê de estarem vestindo peças de vinil, saltos altos e roupas cheias de adereços”, explica a designer.
No entanto, para a maioria das pessoas que passam o dia inteiro no festival, essa escolha de vestuário se torna inviável. O calor excessivo, a dificuldade em acessar banheiros e a necessidade de andar grandes distâncias tornam o uso de salto alto e roupas desconfortáveis e impraticáveis.
“O ideal seria investir em acessórios vibrantes e estilosos, em vez de adotar sapatos ou peças desconfortáveis que só trarão desconforto e acabaram sendo abandonados rapidamente.”
Portanto, optar por looks práticos, como sapatos baixos, roupas leves e acessórios que destaquem o visual, pode ser uma escolha sensata para quem vai passar longas horas de pé, enfrentando calor e multidões.
Rock in Rio 2024: VEJA como assistir ao vivo - online e grátis - ao festival