Rock in Rio: relembre shows inesquecíveis, recordes de público e mais
A 10ª edição do evento no Brasil começa nesta sexta-feira, 13. Relembre quais foram os shows e recordes de público no Rock in Rio
13:26 | Set. 13, 2024
A 10ª edição do Rock in Rio no Brasil inicia nesta sexta-feira, 13, e os shows seguem até o dia 22 de setembro, na Cidade do Rock, localizada no Parque dos Atletas, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O evento já teve 22 edições desde 1985, sendo nove no Rio de Janeiro, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. Relembre os shows inesquecíveis, recordes de público e momentos marcantes do Rock in Rio Brasil.
Rock in Rio 2024: relembre os shows inesquecíveis
Rock in Rio 1985: Ney Matogrosso
A primeira atração do Rock in Rio na história do evento foi o cantor Ney Matogrosso, que se apresentou em 1985, no mesmo palco que celebridades como as banda Queen e Iron Maiden e os cantores Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Erasmo Carlos se apresentariam no mesmo dia.
Mas o público não recebeu bem o cantor. “Eram centenas de milhares de pessoas. Umas 10 pessoas começaram a jogar ovos cozidos, com a casca. E eu chutava de volta em cima deles. Eu que não vou levar desaforo, né?”, relembrou o artista no documentário "Rock in Rio - A História", do Globoplay.
Rock in Rio 1985: relembre histórias da primeira edição do festival
Rock in Rio 1985: Queen
O show da banda Queen em 1985 atraiu mais de 250 mil pessoas, em uma época em que artistas internacionais não costumavam vir ao Brasil. A apresentação foi eleita pelo próprio grupo como um dos melhores shows que eles já fizeram na carreira.
“Quando você tem uma plateia tão grande como essa, a adrenalina apenas te domina, então acho que eu estava mais feliz que o normal”, disse Freddie Mercury em texto divulgado pelo perfil oficial da banda no Instagram.
Rock in Rio 1991: Guns N’ Roses
O grupo Guns N’ Roses se apresentou no Rock in Rio em 1991, em sua primeira visita ao Brasil. A apresentação ainda contou com músicas inéditas, lançadas meses depois nos álbuns "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II", como "Civil War" e "You Could Be Mine".
Rock in Rio 2013: Beyoncé
A superstar Beyoncé também teve sua passagem pelo evento em 2013, em uma performance cheia de coreografias e trocas de figurinos. Além de sucessos como “Run the World”, a cantora encerrou o show com homenagem ao funk brasileiro ao dançar “Passinho do Volante".
Há 10 anos, Beyoncé homenageava cearense em show no Castelão; VEJA
Rock in Rio 2019: Anitta
Após participar do Rock in Rio Lisboa em 2018, Anitta levou o funk para a edição brasileira, no ano seguinte. A apresentação também contou com referências e músicas que marcaram o começo da carreira da cantora, como "Show das Poderosas", "Bang", "Downtown", "Bola rebola" e "Vai Malandra".
Leia mais
Rock in Rio 2024: qual é o recorde de público do evento?
A primeira edição do Rock in Rio detém o recorde de maior público do evento, com 1 milhão e 300 mil pessoas em 10 dias. A edição de 2001 fica em segundo lugar, com 1 milhão e 235 mil pessoas.
As edições de 1991, 2011 e 2017 ficam empatadas com 700 mil pessoas.
Rock in Rio 2024: veja os momentos marcantes do festival
Rock in Rio 2001: Cássia Eller surpreende o público em apresentação
Em 2001, Cássia Eller agitou o público com seus sucessos como "Malandragem" e "Segundo Sol". O momento também ficou marcado porque a vocalista mostrou os seios enquanto cantava "Come Together" dos Beatles.
Rock in Rio 2011: Katy Perry faz interação inusitada com fã
Em 2011, Katy Perry veio ao Brasil pela primeira vez e fez uma apresentação colorida no Rock in Rio. Em uma das interações com o público, a cantora chamou um fã ao palco, disse que “queria provar um garoto brasileiro”, e deu um beijo no rosto do rapaz.
Rock in Rio 2011: Claudia Leitte tenta se equilibrar em cima do público
Também em 2011, Claudia Leitte usou um equipamento para ser içada por cima do público que estava assistindo ao show. No entanto, a ideia não deu certo e ela ficou de cabeça para baixo quando já estava a uma certa altura do chão. Claudia ainda tentou se estabilizar, mas continuou girando.
Rock in Rio 2019: Iza e a mini Iza
Um dos melhores momentos da performance de Iza no Rock in Rio 2019 foi o encontro da cantora com Luara Martins, a Mini Iza. As duas dançaram juntas no Palco Sunset durante a primeira apresentação da cantora carioca no festival.
A cantora ainda admitiu pensar em se apresentar no festival desde que viu o show de Sam Smith, em 2015.