Voz de Darth Vader e Mufasa, James Earl Jones morre aos 93 anos
Ator James Earl Jones, que deu voz a Darth Vader, na franquia "Star Wars", e Mufasa, nas adaptações de "O Rei Leão", morreu aos 93 anos de idade
O ator e dublador James Earl Jones morreu nesta segunda-feira, 9, aos 93 anos de idade. A informação foi confirmada por representantes do artista na Independent Artist Group ao site Deadline.
Nascido em Mississippi no dia 17 de Janeiro de 1931, James iniciou sua trajetória na atuação em peças na Broadway, onde chegou a participar de montagens de “Hamlet”, “Otelo” e outras adaptações dos romances de Shakespeare.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Morre Mestre Rita Doceira, de Sobral, aos 91 anos
Nos cinemas, participou do elenco dos filmes “Conan, o Bárbaro” (1982), “Um príncipe em Nova York” (1988 e 2021), “Quebra de Sigilo” (1992), entre outros títulos.
James Earl Jones foi dublador original de Darth Vader e Mufasa
Enquanto dublador, teve sua carreira marcada por dar voz aos personagens Darth Vader, na franquia “Star Wars”, e de Mufasa, nas adaptações de “O Rei Leão”.
James Earl Jones chegou a ser considerado “um dos atores mais ilustres e versáteis da América” pela crítica especializada dos Estados Unidos.
Em 2011, ganhou o Oscar Honorário, o que o levou a integrar a seleta lista dos artistas que conquistaram o EGOT (Emmys, Grammy, Oscar e Tony).