Pinacoteca realiza seminário sobre Aldemir Martins e Antonio Bandeira

Aldemir Martins e Antonio Bandeira ganham se tornam tema de seminário gratuito nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, na pinacoteca do Ceará

Seminário sobre os artistas plásticos cearenses Aldemir Martins e Antonio Bandeira ganham espaço na Pinacoteca do Ceará. Intitulado de “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”, a conversa que acontece nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, revisita vida e obras de ambos os cearenses.

Além do seminário, o evento deve contar com três mesas temáticas, oficina de aquarela e visita mediada com os curadores das exposições “No lápis da vida não tem borracha” e “Amar se aprende amando”, que contemplam o acervo dos homenageados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nascidos em 1922, os artistas cearenses ultrapassaram o âmbito regional e expandiram suas obras para diversos países. Mesmo com o reconhecimento internacional, os elementos característicos de suas origem permaneceram preservando a identidade de seus trabalhos.

O primeiro dia de programação tem início com oficina de aquarela a partir das 14 horas. A aula segue como base as paisagens cearenses pintadas pelos artistas.

Em seguida, acontecem as visitas mediadas pelos curadores. Rosely Nakagawa e Waléria Américo responsáveis por “No lápis da vida não tem borracha” de Aldemir Martins. Para as obras de Antonio Bandeira, o curador Bitu Cassundé e o curador-adjunto Chico Cavalcante Porto guiam a visita pela mostra “Amar se aprende amando”.

A programação do primeiro dia encerra com conversa entre a artista visual Mariana Pabst Martins e da filha de Aldemir Martins, Almerinda
Lopes, a partir das 18h30min.

Já na sexta às 15 horas tem início a mesa que discute a relação entre Aldemir Martins e o desenho com destaque às novas possibilidades e repertórios. A historiadora Eliene Magalhães e as curadoras Rosely Nakagawa e Waléria Américo discutem o tema.

Os curadores Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto abrem às 17 horas o debate sobre a produção artística e o processo criativo de Bandeira. Para completar a programação o curador e jornalista Deri Andrade levanta a relação de autorrepresentação em obras de artistas negros.

Todas as atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia. As vagas seguem a capacidade do auditório durante o evento. As exposições seguem abertas para visitação, mas este será o último mês para visitar a mostra de Aldemir Martins.

Confira programação

Quinta-feira, 5

Oficina de Aquarela: Transbordando cor e luz

  • Com Amanda Oliveira
  • Quando: 14 horas às 16h30min
  • Para pessoas a partir de 12 anos

Visitas mediadas às exposições com os curadores

  • Quando: 16h30min às 18 horas

Mesa de Abertura

  • Com Almerinda Lopes e Mariana Pabst Martins
  • Quando: 18h30min às 19h30min

Sexta-feira, 6

Mesa “No lápis da vida não tem borracha”

  • Com Rosely Nakagawa, Waléria Américo e Eliene Magalhães
  • Quando: 15 horas às 16h30min

Mesa “Amar se aprende amando”

  • Com Bitu Cassundé, Chico Cavalcante Porto e Deri Andrade
  • Quando: 17 horas às 18h30min

Seminário “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar