Marvel 85 anos: os super-heróis que revolucionaram da HQ ao cinema

Uma das principais empresas de quadrinhos de super-heróis, a Marvel completa 85 de fundação

16:06 | Ago. 31, 2024

Por: Jansen Lucas
Uma das principais empresas de quadrinhos de super-heróis, a Marvel completa 85 de fundação (foto: Marvel Comics/Divulgação)

A Marvel Comics, uma das maiores empresas de entretenimento e cultura pop do mundo, faz aniversário hoje, 31 de agosto. Dando seus primeiros passos no universo dos quadrinhos de super-heróis há 85 anos.

A empresa fundada por Martin Goodman, inicialmente chamada de Timely Publications, lançou sua primeira história em quadrinhos, “Marvel Comics#1”, em 31 de agosto de 1939, dando início a uma jornada que se expandiu muito além das páginas impressas.

E para celebrar esse momento histórico, a Marvel Brasil anunciou a campanha “Marvel - Celebrando 85 anos”, destacando os principais valores da marca, como superação, colaboração e autenticidade.

Visando conectar principalmente crianças e seus familiares nas redes sociais, com eventos com interações com os fãs e diversas exposições de produtos em suas lojas físicas e virtuais. Groot, personagem da consagrada franquia “Guardiões da Galáxia”, é o embaixador desta celebração.

A história da Marvel começou com o lançamento de personagens como Tocha Humana e Namor, o Príncipe Submarino. O primeiro grande sucesso veio em 1941, com a criação do Capitão América, que rapidamente se tornou um símbolo patriótico dos Estados Unidos.

Nas décadas seguintes, a empresa passou por várias mudanças de nome, até adotar o título definitivo, Marvel Comics, em 1961. Foi nesse período que surgiram ícones como Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, os X-Men e os Vingadores.

Entre os anos 1970 e 1980, a Marvel continuou a crescer, criando histórias que refletiam questões sociais da época, consolidando sua posição no mercado editorial. No entanto, com o avanço dos videogames e do audiovisual, a empresa começou a expandir sua presença para além dos quadrinhos, produzindo animações e adaptações cinematográficas.

Criação do Universo Cinematográfico Marvel marca mudanças no mundo dos super-heróis

O grande divisor de águas veio em 2008, com o lançamento do filme “Homem de Ferro”, que inaugurou o Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Sob a liderança de Kevin Feige, o MCU se tornou um fenômeno global, culminando em sucessos como “Os Vingadores” e “Vingadores: Ultimato”, um dos filmes de maior bilheteria da história.

Em 2009, a Marvel Comics foi adquirida pela Disney Company, o que impulsionou ainda mais os produtos audiovisuais da marca. Hoje as produções Marvel são um dos principais “carros chefes” do serviço de streaming da companhia, o Disney+.

Além disso, a marca se destaca no mercado de licenciamento, com produtos que vão de brinquedos a decoração para casa, e inaugurou recentemente a primeira Marvel Store da América Latina, em Campinas (SP).

Hoje, a Marvel é uma das maiores influenciadoras da cultura pop, explorando novas mídias e mantendo um público fiel por meio de séries, filmes e HQs. Se tornando sinônimo do gênero de super-heróis nas telas de cinema de todo o mundo.