Veja lista com 15 famosos que disputam as eleições em 2024

Artistas, influenciadores, celebridades e subcelebridades buscam vaga nas câmaras de suas cidades; conheça os candidatos e suas propostas

Em ano de eleições para prefeitos e vereadores, alguns famosos estão candidatos às câmaras municipais brasileiras nas eleições deste ano.

As eleições estão agendadas para o dia 6 de outubro, com segundo turno para prefeito previsto para o dia 27 do mesmo mês.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os 1.001 candidatos ao cargo de vereador de São Paulo que se registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há nomes conhecidos da política, como o ex-ator e vereador paulista Thammy Miranda (PSD).

Entretanto, essa lista também conta com famosos estreantes, como a influenciadora Luísa Mell (União) e a ex-mulher do cantor Zezé Di Camargo, Zilu Camargo (União).

Já a Câmara do Rio contabiliza cerca de 1.021 concorrentes. Destacando nomes famosos como o do ex-deputado e ex-jogador de futebol estadual Bebeto (PSD), e o ator Babu Santana (PSOL), que participou do reality show Big Brother Brasil 2020.

As eleições abriram oportunidade para artistas, atletas e influenciadores iniciarem ou seguirem a carreira política. Confira a lista com algumas celebridades e subcelebridades que concorrem a cargos nestas eleições.

Alexandre Frota (PDT) 

Alexandre Frota já foi deputado federal, mas perdeu as eleições para deputado estadual em 2022, agora busca uma vaga na câmara dos vereadores de Cotia, no estado de São Paulo.

Entre suas promessas estão o investimento em saúde e na segurança pública da cidade. Com bairros compostos pelas classes A e B paulistas, Cotia está, segundo o candidato, em entrevista ao portal F5, "abandonada e sofrendo com assaltos".

Alexandre Corrêa (Avante)

Ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Corrêa, acusado por agressão à modelo, concorre a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. A sua é campanha pautada na defesa dos “homens oprimidos e maltratados por suas esposas”, como destaca em suas redes sociais.

Babu Santana (PSOL)

O quarto colocado na 20° edição do reality show Big Brother Brasil vai estrear nas disputas das eleições neste ano. O ator concorre a uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com a candidatura, ele afirma buscar oportunidade de lutar pela arte e pela cultura, com foco nas periferias.

Bebeto (PSD)

Titular da equipe brasileira ganhadora do tetracampeonato da Copa do Mundo de 1994, o ex-atacante concorre a uma cadeira da Câmara do Rio. Bebeto já exerceu as atividades de deputado estadual entre 2011 e 2023.

Dudu Camargo (Republicanos)

O jornalista Dudu Camargo é outro estreante que quer se tornar vereador de São Paulo. Ex-apresentador de programas policiais do SBT, Dudu declarou à Justiça Eleitoral que não tem bens.

Kelly Santos (Podemos)

Medalhista de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000, a ex-jogadora de basquete Kelly Santos disputa sua terceira eleição. A atleta nunca conseguiu um cargo eletivo com os resultados das últimas tentativas.

Léo Áquilla (MDB)

Ex -participante de A Fazenda, Léo Áquilla também busca conquistar um cargo na Câmara de São Paulo. A jornalista, com mais de 700 mil seguidores no Instagram, foi coordenadora de Políticas LGBT+ na secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo. Ela tem como proposta central criar a Casa Arco-Íris, um prédio de 24 andares voltado à população LGBTQIA+.

Licurgo Spinola (PT)

Conhecido pela atuação em telenovelas do início dos anos 2000 como “Malhação”, “A Indomada” e “Anjo Mau”, o ator Licurgo Spinola vai disputar a vereança de Curitiba. Candidato pela primeira vez, o artista não declarou patrimônio ao TSE.

Lúcia Gagliasso (PL)

A mãe do ator Bruno Gagliasso e de Thiago Gagliasso, a chef de cozinha Lúcia Gagliasso vai concorrer pela primeira vez à Câmara do Rio pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Concorrendo à vereadora do Rio de Janeiro, ela é apadrinhada por Jair Bolsonaro e apoiada seu filho Thiago, deputado estadual e ativista de direita. Por meio das redes sociais, Lúcia defende como proposta a sua campanha a liberdade de expressão.

Luísa Mell (União Brasil)

Influenciadora e ativista do direito dos animais, Luísa Mell tenta o cargo de vereadora de São Paulo neste ano como estreante na política.

Marquito (Republicanos)

Humorista conhecido pelo trabalho como animador no Programa do Ratinho, do SBT, Marco Ricciardelli, o "Marquito" foi vereador da capital paulista entre 2013 e 2016. Na corrida à Câmara de São Paulo busca a reeleição ao lado dos Republicanos.

Sérgio Hondjakoff, o Cabeção (Cidadania) 

Intérprete do personagem Cabeção, da série “Malhação”, também está na lista de candidatos à Câmara de São Paulo.

O ator tem como proposta fiscalizar o trabalho de instituições de recuperação de dependentes, para que as pessoas possam ser tratadas e reinseridas na sociedade. Ele também busca investir em projetos na cultura, como a criação de Casas da Cultura e festivais comunitários.

Thammy Miranda (PSD)

Vereador de São Paulo desde 2021 o ex-ator Thammy Miranda (PSD) vai tentar a reeleição neste ano para a Câmara da capital paulista. O filho de Gretchen tem como proposta seguir com o seu trabalho na área da saúde, focado em pacientes diabéticos.

Welington Camargo (Avante)

Deputado estadual de Goiás entre 2003 e 2007, o cantor Welington Camargo, o irmão da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, disputa sua quarta eleição em outubro, buscando o cargo de vereador por São Paulo.

Zilu Camargo (União Brasil)

Outro candidato ligado à dupla sertaneja que disputará a Câmara de São Paulo é a empresária Zilu Camargo, ex-esposa de Zezé Di Camargo, que estreia nas urnas. A partir do seu podcast “Café com Respostas”, passou a se envolver com a pauta da violência contra a mulher, tema que carrega em suas propostas de campanha.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar