Lúcia Helena Galvão em Fortaleza no Dia da Filosofia: o que se sabe
O dia do amor à sabedoria será celebrado em Fortaleza com uma palestra da professora Lúcia Helena Galvão sobre limites internos e como superá-losEm comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a filósofa e professora Lúcia Helena Galvão ministrará uma palestra sobre como superar limites internos no dia 22 de novembro, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Os ingressos do primeiro lote estão disponíveis para compra no site da Sympla até dia 30 de setembro.
VEJA como a necessidade de respostas nos impulsiona a viver melhor
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Organizada pela Instituição Nova Acrópole, a palestra tem como objetivo apresentar formas práticas de fortalecimento da psique a partir de técnicas para lidar com crenças limitantes, procrastinação, medos e bloqueios emocionais.
O minicurso será baseado na obra "A Guerra da Arte", do romancista americano, Steven Pressfield. O livro, segundo o autor, é sobre “o talento que você sabe que possui e quer dividir com a humanidade”.
Na contracapa da obra, o autor fala sobre a dificuldade que é dar o primeiro passo na construção de projetos pessoais. “Entre você e seu objetivo existe uma montanha de obstáculos. E mesmo que na maioria das vezes eles sejam imaginários, parecem aqui e agora intransponíveis”.
Da mesma forma que Steven Pressfield ensina o leitor a “buscar suas musas onde estão escondidas e a chamar os anjos de maneira que eles respondam”, a professora Lúcia vai usar de conceitos da Filosofia Clássica para promover um estudo comparado acerca do tema superação.
Lúcia Helena Galvão em Fortaleza: qual origem do Dia Mundial da Filosofia?
A terceira quinta-feira de novembro foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Dia Mundial da Filosofia no ano de 2005.
Desde então, a Organização Internacional Nova Acrópole, instituição de filosofia que busca promover o desenvolvimento humano por meio do estudo comparativo de diversas tradições filosóficas, celebra o Dia Mundial da Filosofia nos 60 países em que atua por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos.
Esta celebração é sempre feita com a participação e apoio de instituições como universidades, associações e organismos internacionais.
Lúcia Helena Galvão em Fortaleza: o que é ser filósofo?
Segundo um artigo da escritora Delia Steinberg Guzmán, o verdadeiro filósofo é aquele que tem amor à busca da Sabedoria Total, ou seja, se move na procura da compreensão de um Universo global, desprezando o conhecimento fragmentado, pois entende que a especialização em partes é que faz do homem ignorante nas outras.
De acordo com texto publicado no site oficial da escola de Filosofia, Nova Acrópole, o filósofo não é aquele que é sábio e já possui o “tesouro da Sabedoria”, mas sim aquele que apenas a procura incansavelmente.
Portanto, os filósofos são aqueles que não se conformam com o campo das opiniões intelectuais. À medida que vão aprendendo, vão se transformando, convertendo o que há de mais válido em um estilo de vida.
“Não era em vão que os antigos Mestres ensinavam que a senda do discipulado estava assinalada por três virtudes: investigação, devoção e serviço”, escreveu Delia, que já foi presidente da Nova Acrópole.
Mas como reconhecer o caminho da sabedoria sem cair em falsas interpretações?
Delia Steinberg respondeu essa questão comparando esse conhecimento à corrente energética que domina o cosmos e que é transmitido de corpo em corpo e de tempo em tempo chamado Vida.
Isso quer dizer que, sendo a corrente de sabedoria algo que acompanha a vida, a história já está repleta de sábios que se destacaram por viver as virtudes da natureza, como justiça, temperança, prudência e bondade. Essas pessoas, como Platão, deixaram “grandes pegadas” que servem como direções para filósofos atuais.
Para ela, os sábios são os que não complicam o conhecimento para que pareça mais verdadeiro; “a simplicidade é característica da Verdade”.
Dia Mundial da Filosofia: quem é a palestrante Lúcia Helena Galvão
Lúcia Helena Galvão é palestrante, professora de Filosofia, escritora, roteirista, poetisa e voluntária há 34 anos na Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil, onde atua ministrando aulas e palestras sobre diversos temas ligados à Filosofia e à maneira clássica.
Suas palestras abrangem temas como ética, mitologia, filosofia prática, e o estudo de grandes pensadores da humanidade. Ela é reconhecida por sua habilidade em comunicar conceitos filosóficos complexos de maneira acessível e prática.
Dia Mundial da Filosofia: o que é a Nova Acrópole
Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
A Organização Internacional Nova Acrópole tem um histórico de 67 anos em promover a fraternidade universal, sem diferenças de etnia, sexo, crenças e outras. Sua presença nos cinco continentes é uma demonstração viva de que é possível promover a Unidade para além das diferenças, segundo informações divulgadas pela própria instituição.
“O ecletismo filosófico que se ensina e vive em nossa escola de Filosofia à Maneira Clássica gera um ponto de encontro em cerca de nossas 500 sedes no mundo. Nosso esforço em compreender as diversas culturas e civilizações ao longo da história nos permite gerar uma conexão com os elementos mais profundos da experiência humana”, informa.
Lúcia Helena Galvão em Fortaleza no Dia da Filosofia
- Quando: sexta-feira, 22 de novembro, às 19 horas
- Onde: Centro de Eventos (avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
- Quanto: R$120 (meia) e R$240 (inteira)
- Vendas: no Sympla