Artistas cearenses ganham destaque em feira em São Paulo

Nomes das artes cearenses ganham espaço na terceira edição da SP-Arte Rotas Brasileiras, que segue disponível para o público até 1º de setembro; confira artistas contemplados

A terceira edição da mostra SP-Arte Rotas Brasileiras acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro na Arca, espaço cultural na zona oeste de São Paulo. Entre os mais de 250 artistas, nomes contemporâneos cearenses ganham destaque.

A Galeria Leonardo Leal, situada no bairro Aldeota, leva cerca de 25 obras para a exposição. Os trabalhos são assinados por Arrudas, Beatrice Arraes, Cadeh Juaçaba, Diego de Santos, Júlia Aragão e Thales Pomb.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"É uma feira que pede que o espaço seja curado e a gente juntou uma sequência de trabalhos que criam uma narrativa baseada na migração", explica o galerista Leonardo Leal.

O curador integra o evento com outros 60 expositores de estados como Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em 2024, a feira busca promover uma imersão completa no Brasil por meio das artes visuais e tem direção do curador e crítico de arte Rodrigo Moura.

Intercâmbio de experiências

Artista visual cearense, Arrudas retorna a SP-Arte com quatro telas que abordam a temática da diáspora a partir dos símbolos de animais como os caramujos. “Eu já estava em uma pesquisa desses seres ditos invasores, mas que estão tomados de volta os ambientes em meio a esses espaços tão límpidos, assépticos, tomados pela cultura”, desenvolve.

LEIA TAMBÉM | Cinema de Fortaleza promove sessão adaptada para autistas

Expor no evento, ressalta, também significa expandir o contato com o público e trocar experiências com outros artistas. "A SP-Arte é um momento muito importante na minha carreira, tenho um maior ganho em um espaço de pintura, principalmente de valorização da obra, tem um público muito receptivo ao meu trabalho", opina Arrudas.

Rotas Brasileiras

A terceira edição do evento destaca a diversidade presente na identidade brasileira. Pela primeira vez, a Rotas Brasileiras conta com curadoria, liderada pelo curador e crítico de arte Rodrigo Moura.

Um dos destaques é o setor Mirante, que reúne trabalhor de artistas consagrados (Adriana Varejão, Chico da Silva) com nomes da nova geração (Rebeca Carapiá e Jota Mombaça).

Mais informações dos participantes podem ser vistas no site.

SP-Arte Rotas Brasileiras

  • Quando: de 28 de agosto a 1º de setembro; quinta, 28, é fechado para convidados; de 29 a 31 de agosto, das 12h às 20 horas; e 1º de setembro, das 12h às 19 horas
  • Onde: Arca (av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo)
  • Quanto: R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira)

Ingressos disponíveis na bilheteria on-line 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar