Centro Cultural do Cariri inaugura exposição "Esse é Sérvulo Esmeraldo"

Mostra reúne 62 peças do multiartista cearense como xilogravuras, arquitetura em metal e litogravuras

17:04 | Ago. 24, 2024

Por: Denilson Rodrigues
CENTRO Cultural do Cariri inaugura exposição Esse é Sérvulo Esmeraldo - 24.08.24 (foto: Allan Bastos/Especial para O POVO)

Na manhã deste sábado, 24, o Centro Cultural do Cariri abriu suas portas para a exposição “Esse é Sérvulo Esmeraldo”, uma homenagem ao renomado multiartista que dá nome ao espaço. Localizado no município do Crato, a 502,3 km de Fortaleza, o evento marcou um momento significativo para a cultura local e nacional, celebrando o legado de Sérvulo Esmeraldo, que completaria 95 anos em 2024.

A exposição, considerada a mais importante da carreira de Esmeraldo, reúne 62 peças que abrangem xilogravuras, arquitetura em metal e litogravuras. Com curadoria de Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e esposa do artista falecido em 2017, a mostra é um tributo à trajetória do artista, que deixou uma marca profunda na cultura cearense.

Confira galeria de imagens da exposição "Esse é Sérvulo Esmeraldo"

Dodora Guimarães expressou emoção ao apresentar a exposição em Crato, descrevendo-a como um presente para a região que foi fundamental na formação de Esmeraldo.

“Essa exposição é uma declaração de amor. É um tributo ao Crato que deu tudo ao Sérvulo e a essa cidade onde ele aprendeu a definir a sua obra. A partir dessas 62 peças queremos contar a história desse grande artista cratense”, disse Dodora à Rádio O POVO CBN Cariri.

O POVO é apoiador institucional da mostra “Esse é Sérvulo Esmeraldo”. No último dia 17, o Vida&Arte publicou caderno especial sobre a exposição no Cariri querevela os percursos da vida e da obra do artista e sua relação com região.

A mostra é um verdadeiro caleidoscópio da produção artística de Esmeraldo, evidenciando seu encontro único entre arte, geometria e experimentação social. Dividida em várias seções, a exposição começa com xilogravuras e gravuras em metal dos anos 1950, 1960 e 1970, segue com serigrafias dos anos 1980 e termina com esculturas e relevos que representam três fases distintas da produção tridimensional do artista: planos e volume virtuais, sólidos geométricos e teoremas.

Além de ser a primeira exibição na casa que leva seu nome, a mostra celebra o impacto de Esmeraldo na arte pública e na escultura, especialmente após seu retorno ao Ceará depois de duas décadas na França. A exposição reflete as influências da Chapada do Araripe e do Cariri, elementos que foram centrais na produção do artista.

“Nós trazemos o nome do Sérvulo desde a fundação. É uma homenagem a um artista que teve muito significado na cultura brasileira e que levou essa caracterização da cultura do Ceará para o mundo”, afirmou a diretora do Centro Cultural do Cariri, Roseli Nakagawa.

A visitação ao Centro Cultural do Cariri é gratuita e o público poderá conferir a exposição de quinta-feira a domingo, até abril de 2025.