Artistas realizam exposição em homenagem a Confederação do Equador

Coletivo Calçada.20 realiza uma exposição itinerante que homenageia os eventos e personagens importantes durante a Confederação do Equador

20:48 | Ago. 23, 2024

Por: Lillian Santos
Tela Libertação Nordestina, de Ismênia Isidoro, integra exposição sobre os 200 anos da Confederação do Equador (foto: Ismênia Isidoro /Divulgação)

Um dos momentos mais marcantes da história do Ceará, a Confederação do Equador – movimento revolucionário entre os estados do Nordeste com a intenção de formar um país independente – completou 200 anos em 2024.

Em celebração ao bicentenário, os artistas do Coletivo Calçada.20 realizam uma exposição itinerante a partir desta segunda-feira, 26.

Com primeira parada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a mostra conta com 20 telas que buscam promover reflexões sobre a importância do movimento, bem como de seus personagens.

Entre os nomes homenageados, a cearense Bárbara de Alencar, considerada heroína nacional por sua luta no movimento, tem sua memória e relevância destacada na exposição.

Leia mais | Os 200 anos da Confederação do Equador que tentou fazer do Nordeste um país independente

O projeto é encampado pela Fundação Sintaf, com o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e da Eceiba (Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar).

“Eu sou cearense, sou cratense e sou sertaneja, então estou numa fase pintando apenas cactos. A representação de Bárbara será uma flor de cacto, simbolizando a coroa de espinhos que ela sofreu”, revelou a artista Moema Araripe em nota enviada à imprensa.

A exposição será lançada nesta segunda-feira, 26, às 9 horas, na Alece. A mostra itinerante fica no espaço até sexta-feira, 30 de agosto, com visitação gratuita aberta das 8 horas às 17 horas.

Confira | O POVO homenageia Azuhli em espaço exclusivo no Festival Zepelim

Abertura da exposição '200 anos da Confederação do Equador'

  • Quando: segunda-feira, 26, às 9 horas
  • Visitação até sexta-feira, 30, das 8 horas às 17 horas
  • Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (avenida Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres)
  • Gratuito