Astro do cinema francês, Alain Delon morre aos 88 anos
Conhecido como um dos maiores galãs dos anos 60 e 70, ator estrelou grandes filmes na dramaturgia europeia como "O Leopardo" e "O sol por testemunha"O ator de cinema francês, Alain Delon, faleceu em sua residência, na comuna francesa de Douchy-Montcorbon, durante a madrugada deste domingo, 18, aos 88 anos de idade. Durante os últimos anos, Alain lidava frequentemente com problemas de saúde e ainda não teve a causa da morte confirmada.
Considerado um dos grandes galãs das décadas de 60 e 70, Alain estrelou mais de 80 filmes, tendo os longas “O sol por testemunha”, “O Leopardo” e “Cidadão Klein”, entre seus principais papeis. Nas redes sociais, muitos fãs se despedem dele com os termos “lenda”, ou até mesmo “Deus” do cinema francês.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um dos que se pronunciaram foi o atual presidente da França, Emmanuel Macron. Em seu perfil no X (antigo Twitter), o mandatário francês destacou os grandes papeis de Alain e disse que ele “fez o mundo sonhar”.
“Melancólico, popular, secreto, ele era mais que uma estrela: um monumento francês”, conclui a publicação.
A atriz italiana Claudia Cardinale, par de Alain no filme “O Leopardo”, também utilizou as redes sociais para prestar uma última homenagem à estrela do cinema. Através do Instagram, ela se disse triste pela partida de Delon, e se referiu a ele como o icônico Tancredi Falconeri, personagem o qual ele interpretou no filme.
“Me pedem palavras... mas a tristeza é intensa demais. Uno-me à dor de seus filhos, de seus entes queridos, de seus fãs… A dança acabou. Tancredi subiu para dançar com as estrelas. Para sempre sua, Angélica”, disse Claudia.
Extremamente premiado, Delon recebeu a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes, em 2019. Ainda naquele ano, o ator sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que daria início a uma série de cuidados com a saúde, que o afastaram da cena.
Durante esses últimos cinco anos, os filhos do ator protagonizaram uma disputa por seu acompanhamento médico. Em janeiro deste ano, Delon foi colocado sob proteção judicial devido à briga familiar.
Rosto de diversos assassinos e frios pistoleiros, Alain foi para alguns uma figura controversa. Em fevereiro deste ano, 72 armas e 3 mil munições foram encontradas na residência do ator, que chegou a responder por posse ilegal de armas, entre outros crimes.
Em julho passado, a investigação foi arquivada devido ao frágil estado de saúde de Delon. À época, a Justiça francesa declarou que o ator não poderia ser interrogado e ordenou a destruição do armamento.