Silvio Santos foi homenageado em livro e samba-enredo; relembre

Silvio Santos foi homenageado em 2001 pela escola de samba Tradição, onde chegou a desfilar na Marquês de Sapucaí. Também teve sua trajetória contada em livros e retratada em série

15:58 | Ago. 17, 2024

Por: Emanuel Furtado
Silvio Santos desfilou na Marquês de Sapucaí ao som do samba da Tradição. A agremiação homenageou o apresentador (foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo)

O apresentador e empresário Silvio Santos já foi tema de samba-enredo de escola de samba, teve sua trajetória contada em livro e terá parte importante da sua vida retratada em um filme (“Silvio - um baú também guarda muitos segredos”), com estreia prevista para setembro.

Ícone da televisão brasileira, ele também já foi homenageado no nostálgico seriado “O Rei da TV”, que pode ser encontrado em duas temporadas na plataforma de streaming Disney+. 

LEIA TAMBÉM | Qual é o nome verdadeiro de Silvio Santos? Entenda a origem

Sobre a série biográfica, Silvio Santos não economizou críticas negativas. Disse que foi “muito mal feita”. E acrescentou: “Não é boa e nem é ruim. É meia piada. Mal feita. Poderiam fazer bem melhor”, pontuou ele em uma entrevista ao canal G7 Notícias.

No seriado, o apresentador é interpretado pelos atores Guilherme Reis (Silvio jovem em 1945) e José Rubens Chachá em uma versão mais envelhecida, já em 1988.

O elenco de “O Rei da TV” ainda conta com a participação das atrizes Leona Cavalli e Natália Lima, e dos atores Emílio de Mello e Gui Santana - que interpreta Sérgio Mallandro (cuja carreira foi lançada por Silvio Santos). Já o apresentador Gugu Liberato é vivido pelo ator Paulo Nigro.

As duas temporadas da série trazem a assinatura de Rafael Ronconi como diretor de arte. A direção de fotografia foi feita por Rodrigo Monte, a cenografia por Carol Montoia, o figurino por Davi Parizotti e a caracterização ficou com Mafê Torrezani.

História de Silvio Santos foi retratada em livros

A trajetória de Silvio Santos também virou literatura. Sua história já foi retratada por diversos autores em livros. Entre eles: “Silvio Santos: a biografia definitiva” e “Silvio Santos: a biografia” - escritos por Márcia Batista e Anna Medeiros.

Outros destaques são “Sonho sequestrado: Silvio Santos e a campanha presidencial de 1989” (Marcondes Gadelha), “A Fantástica História de Silvio Santos” (Arlindo Silva), “Silvio Santos: Vida, Luta e Glória” (escrita por Rubens Francisco Lucchetti e desenhada por Sérgio M. Lima) e “Silvio Santos - A Trajetória do Mito” (Fernando Morgado).

Silvio Santos recebeu homenagem na Sapucaí

O ano era 2001. Homenageado pela escola de samba Tradição durante o Carnaval do Rio de Janeiro, Silvio Santos desfilou como destaque em um carro alegórico na Marquês de Sapucaí. O enredo era “O Homem do Baú - Hoje é Domingo, é Alegria. Vamos sorrir e cantar”.

A agremiação carnavalesca se pronunciou nas redes sociais lamentando o seu falecimento e destacou que o apresentador faz parte da sua história. "Obrigada por tudo, Silvio".