Qual é o nome verdadeiro de Silvio Santos? Entenda a origem

Homenagem a antepassado foi o que motivou a escolha do nome Senor, explicou Silvio em edição do programa Show de Calouros

15:03 | Ago. 17, 2024

Por: Alexia Vieira
Silvio Santos durante gravação de programa do SBT, Topa tudo por dinheiro, anda em meio a plateia (foto: JUVENAL PEREIRA/AE)

Silvio Santos, que morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, usava um nome artístico para se apresentar na televisão dos brasileiros. O nome real do comunicador, que é filho de imigrantes judeus sefarditas, tem origem judaica: Senor Abravanel.

O nome original foi explicado pelo apresentador em uma edição do programa Show de Calouros, em 1988, como mostra um registro postado pelo canal do Youtube Acervo 80JHL.

VEJA: Família Abravanel afirma que Silvio Santos não terá velório: "Gostava de ser celebrado em vida"

Ao ser questionado por uma telespectadora por telefone, Silvio explicou que o nome foi dado em homenagem a um título do antepassado dom Isaac Abravanel. Segundo ele, o homem foi responsável pelas finanças em Portugal e na Espanha no século XV.

No entanto, no período da Inquisição, dom Isaac teria sido expulso junto dos judeus da Espanha. “Os reis disseram: 'você fica e o seu povo judeu vai'. Ele falou: 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'. E foi para Salônica, na Grécia, e de lá então o meu pai e meu avô tiveram o título de Senor Dom Abravanel", disse.

Silvio afirmou ainda que Dom Isaac Abravanel “foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América”. Como no Brasil o título “dom” não existia da mesma forma, os pais do apresentador colocaram o nome de Senor, que quer dizer o mesmo.

O filho de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, também é Senor, em homenagem ao avô. As filhas do apresentador adotaram o sobrenome original.

Veja vídeo de Silvio Santos explicando o nome original

Silvio Santos morre aos 93 anos