Qual é o nome verdadeiro de Silvio Santos? Entenda a origem
Homenagem a antepassado foi o que motivou a escolha do nome Senor, explicou Silvio em edição do programa Show de Calouros
15:03 | Ago. 17, 2024
Silvio Santos, que morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, usava um nome artístico para se apresentar na televisão dos brasileiros. O nome real do comunicador, que é filho de imigrantes judeus sefarditas, tem origem judaica: Senor Abravanel.
O nome original foi explicado pelo apresentador em uma edição do programa Show de Calouros, em 1988, como mostra um registro postado pelo canal do Youtube Acervo 80JHL.
Ao ser questionado por uma telespectadora por telefone, Silvio explicou que o nome foi dado em homenagem a um título do antepassado dom Isaac Abravanel. Segundo ele, o homem foi responsável pelas finanças em Portugal e na Espanha no século XV.
No entanto, no período da Inquisição, dom Isaac teria sido expulso junto dos judeus da Espanha. “Os reis disseram: 'você fica e o seu povo judeu vai'. Ele falou: 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'. E foi para Salônica, na Grécia, e de lá então o meu pai e meu avô tiveram o título de Senor Dom Abravanel", disse.
Silvio afirmou ainda que Dom Isaac Abravanel “foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América”. Como no Brasil o título “dom” não existia da mesma forma, os pais do apresentador colocaram o nome de Senor, que quer dizer o mesmo.
O filho de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, também é Senor, em homenagem ao avô. As filhas do apresentador adotaram o sobrenome original.