Ator se apresenta para plateia vazia e critica Prefeitura de Maracanaú
Artista cearense Neto Holanda apresentou o solo "A arte de não fazer nada" para plateia vazia no Teatro Dorian Sampaio, em MaracanaúO ator e humorista Neto Holanda realizou uma apresentação no Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú, no dia 27 de julho sem a presença de público. A situação ganhou as redes sociais após a denúncia do artista de “falta de organização” e “descaso” da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do município com o evento.
“A missão seria apresentar meu solo de palhaço, ‘A arte de não fazer nada’, que já havia sido adiado há mais de um mês, sem nenhuma justificativa mais detalhada do que ‘tivemos que reagendar’”, relembra o palhaço em postagem no Instagram na quarta-feira, 31.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O solo de palhaçaria “A arte de não fazer nada” participava do projeto Teatro Dorian de Portas Abertas, lançado pela Secult de Maracanaú em 11 de março deste ano. O programa visava “promover espetáculos gratuitos e dar oportunidades para artistas se apresentarem no Teatro Dorian Sampaio”, segundo explica uma parte da notícia do site da Prefeitura.
Ao tentar descobrir mais informações sobre o projeto, no entanto, não é possível verificar detalhes devido ao aviso de suspensão de conteúdos por conta das restrições do período eleitoral, iniciado no dia 6 de julho.
Em conversa com o Vida&Arte, Neto Holanda relembra que, após a divulgação dos selecionados para participar do projeto, a Secult entrou em contato no dia 7 de junho para confirmar a data de sua apresentação: marcada inicialmente para 29 de junho, um sábado.
“Eu falei ok, ficou tudo acordado! Foi mobilizado uma certa divulgação na rede social da Prefeitura, eu preparei a equipe, chamei o pessoal de operação de luz, operação de som, apoio técnico no geral… Porém, no dia 25 de junho entraram em contato novamente para cancelar a apresentação do dia 29 de junho e remarcar para o dia 27 de julho”, conta ao detalhar que as atualizações eram feitas via WhatsApp com uma servidora da Secult.
Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú reagendou apresentação para o mês seguinte sem explicações
Faltando quatro dias para a apresentação na data previamente acordada, a Secretaria remanejou o evento para um mês depois sem dar informações sobre o motivo do novo agendamento ao ator.
De acordo com o artista, ao questionar sobre as razões da mudança repentina, disseram que “a secretária pediu para deslocar essa apresentação para o mês seguinte. Essa foi a única explicação que me deram”.
Reagendado para o sábado, 27 de julho, às 9 horas, data e horário remarcado pela própria Secretaria, a apresentação de Neto não ocorreu conforme o artista aguardava.
“Uma das coisas que eu mais questionava com ela era em relação ao horário, porque 9 horas de um sábado, um tempo de Olimpíada e período eleitoral… Mas ela dizia que esse era o horário que tinha disponível, não poderia mudar e a Prefeitura também não poderia ajudar na divulgação do artista, pois estava em período eleitoral e as redes estavam bloqueadas”, relembra.
Apresentação de artista cearense em Maracanaú é marcada pela ausência de público
No dia da apresentação, Neto conta que não recebeu apoio por parte do Teatro Dorian Sampaio ou mesmo de servidores da Secult de Maracanaú: “Tinham cercas ao redor que dificultavam o acesso ao local, não havia guardas e também sentimos a ausência de um produtor que pudesse se responsabilizar pelo que estava acontecendo lá, para receber a gente, e até mesmo para fins de prestação de contas, mas nem com isso parece que se preocuparam”.
Com a situação, o palhaço manteve a apresentação de “A arte de não fazer nada” mesmo sem suporte ou público presente. Em seu perfil no Instagram, o artista cearense compartilhou vídeos do momento, mostrando a plateia do Teatro Dorian Sampaio vazia, como também imagens externas do equipamento sem a presença de funcionários no local.
O Vida&Arte não conseguiu entrar em contato pelo telefone informado no portal do município. O espaço segue aberto.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente