Dia Nacional do Funk é sancionado; saiba quando será comemorado
Representado por Anitta, MC Livinho, Ludmilla, Kevin O Chris, Valesca Popozuda e inúmeros artistas, o funk ganha data própria
17:52 | Ago. 01, 2024
Um dos gêneros musicais de maior presença em todo o Brasil, o funk agora terá um dia próprio para ser celebrado. Na terça-feira, 30, o presidente Lula sancionou a Lei 14.940/24 que determina a criação do Dia Nacional do Funk.
Apresentado em 2021 pelo atual ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, a data visa institucionalizar “um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer”, conforme detalha o autor do projeto de lei.
Leia mais | Entre preconceitos e sucessos, o funk brasileiro se reinventa e conquista espaços
Dia Nacional do Funk será comemorado em 12 de julho
Com inúmeros adeptos do gênero por todo o Brasil, o funk atualmente se mantém com forte presença nos rankings musicais. Entre os artistas, Anitta, MC Livinho, Ludmilla, Kevin O Chris, DJ Malboro, Valesca Popozuda e outros nomes fortalecem o estilo há decadas.
Em consulta feita pelo Vida&Arte no dia 29 de março deste ano, o Spotify - streaming de música mais popular do Brasil - possuía seis músicas do gênero funk entre as 10 mais tocadas da plataforma, com atenção para o top 3 que era 100% ocupado pela categoria.
“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”, comentou Lula em publicação nas redes sociais após a sanção da lei.
O Dia Nacional do Funk será comemorado em 12 de julho. Segundo a Agência Senado, a data foi escolhida para homenagear o Baile da Pesada, evento que marcou o movimento funk no Brasil, que foi realizado nesse dia em 1970 no Rio de Janeiro.