Felipe Neto indica livro e esgota estoque da Amazon; conheça obra

Livro "Fahrenheit 451" esgotou estoque na Amazon após indicação do youtuber Felipe Neto; título faz parte do clube do livro do influenciador

11:15 | Jul. 31, 2024

Por: Bianca Raynara
Felipe Neto esgotou estoque do livro Fahrenheit 451 na Amazon ao anunciar clube do livro (foto: Reprodução/Instagram/@felipeneto)

O influenciador Felipe Neto trabalha no seu clube do livro desde maio. Por meio das redes sociais, o artista cria conteúdo voltado a pessoas que já são leitoras ou que sempre quiseram dar um primeiro passo na literatura.

A página do clube tinha cerca de 160 mil seguidores antes mesmo dele anunciar o primeiro livro que o grupo leria. Na última quinta-feira, 25, ele divulgou que a escolha foi o livro "Fahrenheit 451". A indicação fez o clássico de Ray Bradbury esgotar no estoque da Amazon.

Entre quinta-feira e a última segunda, 29, a plataforma contabilizou 355% mais cópias de "Fahrenheit 451" que em todo o mês de junho. A editora anunciou que foram 5.500 exemplares vendidos nesse período, entre a versão regular e a de capa dura.

Para compor o clube, os interessados devem pagar R$ 499 por ano ou R$ 62 por mês para ter acesso a lives e conteúdos exclusivos que ajudam a acompanhar a leitura. Entretanto, as obras literárias não são incluídas na mensalidade. Ainda é possível seguir sem pagar as escolhas do clube, pois serão públicas.

Felipe Neto vai "destinar recursos" à literatura

Em entrevista a Folha de S Paulo, o influenciador diz que lembra o "império literário" erguido pela atriz Reese Witherspoon nos Estados Unidos. “Vou cada vez mais destinar meus recursos e tempo para projetos que me façam sentir contribuindo de forma positiva para a sociedade".

Segundo levantamentos de pesquisa da Nielson BookData, apenas 16% de brasileiros acima de 18 anos compraram livros nos últimos 12 meses.

Diante dos dados, o influenciador ressalta a necessidade da iniciativa. "Desse jeito, como esperar uma conscientização social? Isso nunca vai vir enquanto a sociedade estiver distante da leitura”, comenta.

Ele continua:” Ler é um ato de rebeldia, de se descolar da possibilidade de ser massa de manobra, seja de que lado for. Então, incentivar a leitura é incentivar a sociedade a ser mais independente".

Fahrenheit 451

"Fahrenheit 451" é um livro de ficção científica publicado em 1953 pelo escritor norte-americano Ray Bradbury. O romance conta uma realidade distópica em que o trabalho dos bombeiros é queimar livros, porque foi criada uma cultura de combate ao pensamento crítico e autônomo.

Voltada a crítica social ao que se refere ao autoritarismo e à repulsa ao conhecimento, intensamente presentes durante o nazismo, a obra também contextualiza a década de 50 no pós-guerra. A história ficou conhecida especialmente com a adaptação para o cinema do diretor François Truffaut, em 1966.