Ney Latorraca faz 80 anos e busca sossego: 'Não tenho obrigação'
O ator Ney Latorraca mantém contrato com a Globo, mas diz que só sai de casa por personagens que o desafiem. O paulista completa 80 anos no sábado, 27O ator Ney Latorraca irá completar 80 anos no sábado, 27, e afirma que não pretende mais agradar com as suas escolhas. “Eu mereço ficar quieto, não tenho obrigação de agradar os outros e não me arrependo de nada na vida”, destaca.
O artista afirma que mantém contrato com a Globo, mas só escolhe papéis que o desafiam nas produções. Em agosto do ano passado, ele esteve em reunião na Globo para renovar o seu contrato vigente, originário de 1974.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ele afirma que mesmo com o aditivo de 5 anos, está fora do ar desde uma participação na série "Cine Holliúdy", em 2019.
Em entrevista ao Estadão, o ator, assim como outros veteranos e colegas de profissão, continuam sendo funcionários da casa, como as atrizes Susana Vieira e Betty Faria. “Nós ajudamos a construir a história da Globo e considero um reconhecimento”, destaca.
Ney Latorraca diz ter dificuldades para encontrar papéis
O paulista reconhece que os tempos de protagonista estão distantes e acredita que seja difícil escalações em sua faixa etária. “Quem faz papel principal grava dezenas de cenas por dia, decora quilos de texto e um ator mais velho não aguenta, pode ficar doente e colocar em risco uma produção inteira”, pontua.
Relembrando sua trajetória, o artista comentou que já gravou novela durante o dia, fez teatro à noite e passava as madrugadas em sets de cinema. Depois de uma certa idade, ele afirma ser inviável manter uma rotina assim.
Relembre trajetória de Ney Latorraca
Latorraca é formado pela Escola de Arte Dramática (USP), entre 1967 e 1969, e após a graduação o jovem intérprete atua no espetáculo O Balcão (1969). Na sequência, ele participou do musical Hair e trabalhou com o diretor Antunes Filho em O Estranho Caso de Mr. Morgan (1972) e Bodas de Sangue (1973).
Com a estreia na Rede Globo mudou para o Rio de Janeiro e atuou na novela Escalada, em 1974, que segundo o ator comenta, não foi vantajosa financeiramente, mas era uma grande oportunidade para agregar ao currículo e obter novos trabalhos.
Em 2022, ele celebrou as seis décadas de ofício com o espetáculo Seu Neyla, apresentado no Rio de Janeiro e em São Paulo.