Com Lauryn Hill, Fugees trabalha em álbum sobre 'temas difíceis'

Wyclef Jean revelou que a banda está trabalhando em conjunto depois de 28 anos de hiato e as músicas devem abordar "temas difícieis"
Autor Mateus Mota/ especial para O POVO
Foto do autor
Mateus Mota/ especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O grupo The Fugees está trabalhando em um novo álbum de estúdio 28 anos depois do lançamento do último disco. O trio formado por Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michaels fez sucesso nos anos 1990 com músicas como "Killing Me Softly" e "Ready or Not", mas se desfez por desavenças entre os membros. 

Segundo Wyclef Jean, o trio está produzindo em conjunto e ele prevê que as músicas não falarão "de coisas bonitas"

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Nós apenas criamos a música, as coisas relevantes ficam a cargo do tempo - e nós estamos vivendo tempos difíceis, não é? Então estou certo de que as canções não falarão de temas bonitos", disse o rapper em entrevista à revista norte-americana Ebony. 

Após o lançamento do segundo álbum, "The Score", de 1996, o grupo se dissipou em meio a polêmicas. Um terceiro álbum nunca veio, nem um anúncio formal de separação.

Ao longo de 28 anos, o trio fez raras apresentações em conjunto. Uma das mais recentes foi em 2023, quando Jean e Pras se juntaram a Lauryn Hill no palco do festival Global Citizen, o que alimentou nos fãs uma esperança de reconciliação.

Por que o Fugees se separou?

Segundo rumores e declarações dadas pelos membros em entrevistas, o término conturbado do relacionamento entre Wyclef Jean e Lauryn Hill foi a causa primária para a separação do grupo. 

Antes mesmo das gravações de "The Score" serem concluídas, o então casal já tinha acumulado desentendimentos o suficiente para obrigar Lauryn a deixar a banda.

“O grupo havia se desfeito. Ela havia deixado o grupo e não sabíamos o que íamos fazer”, contou Pras em uma entrevista à revista Billboard em 2014.

O músico revelou que em algum momento de 1995, Lauryn Hill teria ligado para ele e desabafado. "Escuta, vou descer para o estúdio e vou gravar uma referência para vocês, um gancho. Eu dou permissão para vocês usarem minha voz, mas não quero mais fazer parte deste grupo... Só cuide para que 'certas pessoas' não estejam por perto quando eu estiver lá", teria dito a cantora.

Wyclef Jean conta em sua autobiografia, "Purpose: An Immigrant’s Story", que Hill teria mentido para ele sobre a paternidade do seu primeiro filho. “Naquele momento, algo morreu entre nós”, escreveu Jean. “Eu era casado e Lauryn e eu estava tendo um caso, mas ela me fez acreditar que o bebê era meu, e eu não consegui perdoá-la por isso.”

Lauryn Hill nunca se referiu diretamente ao assunto ao longo da carreira, fazendo apenas citações vagas em alguns trechos de músicas e em raras entrevistas.

O Fugees vai voltar?

Logo após o show no festival Global Citizen, em outubro de 2023, Lauryn Hill adicionou datas extras à turnê que vinha fazendo em comemoração aos 25 anos do seu álbum solo "The Miseducation of Lauryn Hill".

O disco lançado em 1998, dois anos depois de sua saída do Fugees, rendeu a ela dez indicações ao Grammy, dos quais levou cinco, incluindo Álbum do Ano. 

Em entrevista à revista Rolling Stone, a cantora declarou que o trio estaria "cumprindo o destino" ao resolver as pendências do passado

“As conexões são reais e misteriosas, e a mágica da sinergia entre nós não foram contidas pelo tempo. Acredito que as mensagens que transmitimos e a arte que criamos fazem parte de algo comovente, significativo e importante para nós e para o mundo”, acrescentou na ocasião. Ainda não há informações sobre título do álbum, faixas nem data de lançamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar