Peça gratuita sobre racismo e espiritualidade estreia no Cuca Pici
Espetáculo é montado a partir da crônica "Uma Noite Absurda", de Chico da Silva, e transita pelas linguagens da filosofia, música e literatura
16:02 | Jul. 24, 2024
O coletivo Teatro na Porta de Casa estreia o espetáculo “O sol me roubou a bicicleta e a noite me roubou a vida” nesta sexta-feira, 26, no Cuca Pici, com entrada gratuita. A obra aborda temas sensíveis como racismo, processo de luto e o acolhimento por meio da espiritualidade no terreiro.
A peça, viabilizada por meio do IX Edital das Artes de Fortaleza, mexe com sentimentos e dores coletivas que muitos jovens negros e da periferia vivem no dia a dia. O elenco conta com a interpretação dos atores Pipa Leiga, Ryan Alef e Henrich Ewerton.
A peça é uma adaptação do texto "Uma Noite Absurda", do filósofo Chico da Silva - também integrante do coletivo -, e traz questões existencialistas sobre os limites e impotências diante das contrariedades da vida, principalmente, pertencimento e morte.
Como ganchos centrais, estão a discriminação racial e a experiência do luto na cultura dos povos de terreiro de matriz afro-brasileira.
O escrito que inspirou a produção foi criado em 2018, poucos dias após o falecimento da mãe do autor, como uma forma de desabafo.
“Eu trazia várias coisas que na época me atravessaram, como o racismo, as inúmeras situações que vivi enquanto ciclista e como um jovem negro e que, de alguma forma, sempre foi muito assustado com a capital e com tudo que tem nela”, o autor relata.
A dramaturga e diretora de cena Conceição Soares explica que a construção da peça se deu a partir da junção de múltiplas e intensas emoções com base no trabalho de pesquisa cênica. A história é contada a partir de desabafos e denúncias sobre as violências que jovens pretos sofrem.
LEIA TAMBÉM | Deadpool & Wolverine: personagens, classificação, duração e mais
“A peça atravessa por encruzilhadas de biografias, sentimentos e gritos tentando encontrar um caminho alternativo à sobrevivência”, conta Conceição.
Teatro na Porta de Casa
O grupo Teatro da Porta de Casa está em atividade desde 2017 e é formado por artistas negros que atuam no cenário artístico de Fortaleza. O coletivo foca nas questões raciais, principalmente no contexto cearense, e na autonomia do trabalho artístico feito por corpos pretos.
Os trabalhos são realizados com base em pesquisa e produções em teatro, audiovisual, artes visuais e cultura negra. Eles têm grande relação com a espiritualidade africana, sendo uma das bases do fazer artístico e político do grupo.
“O sol me roubou a bicicleta e a noite me roubou a vida”
- Quando: sexta-feira, 26, às 19 horas
- Onde: Cuca Pici (rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici)
- Entrada gratuita