Cearense Emiliano Queiroz ganha homenagem no Museu da Fotografia
Ator cearense Emiliano Queiroz é homenageado em exposição no Museu da Fotografia Fortaleza; mostra fica aberta até 19 de outubro
19:55 | Jul. 17, 2024
O ator cearense Emiliano Queiroz será homenageado no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) com uma exposição em comemoração a sua extensa carreira na atuação nacional.
Com inauguração marcada para esta sexta-feira, 19, às 16 horas, no equipamento cultural localizado no bairro Varjota, a mostra reúne cerca de 105 obras que recontam a trajetória do artista de 88 anos de idade.
Dentre fotografias inéditas, cartazes de peças, espetáculos e filmes, além de prêmios, a exposição “Emiliano Queiroz: de Aracati para o Mundo” traz um apurado da carreira do cearense que marcou o teatro, cinema e televisão em todo o País.
Leia também | Paulo Betti apresenta espetáculo autobiográfico em Fortaleza
“A exposição é uma celebração não apenas da sua brilhante carreira, mas também da rica história cultural que ele ajudou a construir ao longo das décadas. É uma homenagem merecida e um convite para todos se conectarem com a história viva de Emiliano”, conta Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará.
“Emiliano Queiroz: de Aracati para o Mundo” tem curadoria de Caio Quinderé, sendo realizada pelo Sesc, do Sistema Fecomércio, instituição que mantém o Teatro Sesc Emiliano Queiroz, no Centro da Capital. A mostra fica em cartaz no MFF até o dia 19 de outubro.
Quem é Emiliano Queiroz? Relembre carreira do ator cearense que conquistou o Brasil
Nascido no município de Aracati, a 148,4 km de Fortaleza, Emiliano Queiroz iniciou sua trajetória na atuação ainda na adolescência ao entrar em uma companhia teatral da capital cearense. Na juventude, trabalhou como ator, produtor, humorista, apresentador e cenógrafo em programas de TV do Estado.
Leia também | Artista cearense Blecaute divulga parceria inédita com a Kenner
No âmbito nacional, Emiliano Queiroz trilhou carreira na televisão, cinema e teatro por todo o País.
Reconhecido como um dos atores que mais participou de produções da Rede Globo, o cearense integrou o elenco de novelas e minisséries, como: “Irmãos Coragem” (1970), “O Bem-Amado” (1973), “Irmãos Coragem” (1995), “Senhora do Destino” (2004), “Alma Gêmea” (2005),“Hoje é Dia de Maria” (2005) e “Éramos Seis” (2020).
Já no cinema, Emiliano participou de “O Homem que Comprou o Mundo” (1968), “Independência ou Morte” (1972), “Tiradentes” (1990), “Madame Satã” (2002), “Feliz Natal” (2008), “Meu Pé de Laranja Lima” (2012) e outros títulos.
Exposição “Emiliano Queiroz: de Aracati para o Mundo”
- Abertura: sexta-feira, 19, às 16 horas
- Onde: Museu da Fotografia, Fortaleza (rua Frederico Borges, 545 - Varjota)
- Quando: de terça-feira a domingo, das 12 horas às 17 horas
- Visitação: até 19 de outubro
- Gratuito