Sorvete de Farinhada é lançado neste domingo na Estação das Artes

O sorvete com base de farinha tem como objetivo representar as comunidades originárias do Ceará, que vivem da cultura e cultivo da mandioca

Neste domingo, 14, será lançado o Sorvete de Farinhada, no Complexo Cultural Estação das Artes. O sorvete, desenvolvido durante a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), estará disponível a partir das 10h30min.

O projeto do Sorvete de Farinhada foi proposto por Joélho Caetano, com o intuito de valorizar a cultura alimentar da comunidade quilombola Conceição dos Caetanos. A comunidade possui seis casas de farinha ativas e vive da cultura da mandioca.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após o lançamento na Estação das Artes, o sorvete, que traz a identidade de Conceição dos Caetanos e do Ceará, está disponível para venda na Bellucci Gelateria.

Clique aqui para acompanhar as principais notícias de famosos, da TV e de realities no canal do O POVO no WhatsApp

Saiba mais sobre o novo sabor de sorvete

A superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte, ressalta o objetivo da instituição em realizar ações de políticas que acolham e representem as comunidades tradicionais.

“Esse resultado reforça o nosso investimento em políticas públicas de atenção às comunidades tradicionais e a novas lideranças que ajudam a resgatar o sentido e a força da organização comunitária. Além disso, a pesquisa promove a inovação cultural sem perder de vista a identidade, as tradições e as memórias do local”, destaca.

Férias em Fortaleza: veja programação infantil do fim de semana

O sorvete, que tem como intenção representar a comunidade de Conceição dos Caetanos e o próprio Ceará, foi inspirado na agricultura familiar, vista nas farinhadas tradicionais. A receita, idealizada por Joélho, traz mandioca na base, farofa de rapadura, coco e manteiga da terra.

“Foi uma ideia que propus para aproximar a cultura alimentar da minha comunidade. Eu vi a oportunidade de colocar em prática minha pesquisa através do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social, onde eles abraçaram a causa e viram meu potencial, me deram todas as ferramentas para criar algo novo. Junto com meu mentor, a gente conseguiu fazer uma receita de sorvete gostoso, o mais artesanal possível, com produtos que a gente consegue pegar ali na terra”, afirma Joélho.

Lançamento do Sorvete de Farinhada

CONFIRA | Podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura e está disponível em todas as plataformas. Ouça clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar