Morre Luiz Chagas, da Vanguardista Paulistana, aos 72 anos

Guitarrista, compositor, jornalista e tradutor, Luiz Chagas morreu na noite desta terça-feira, 9, enquanto dormia

11:49 | Jul. 10, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Morre Luiz Chagas, guitarrista da Vanguarda Paulistana da década de 1980, aos 72 anos (foto: Reprodução/Facebook (Luiz Chagas))

Morreu nesta terça-feira, 9, o guitarrista Luiz Chagas, figura importante da chamada Vanguarda Paulistana, aos 72 anos. O músico faleceu enquanto dormia na casa em que vivia com sua mulher, em São Paulo.

Luiz Antônio Sampaio Chagas nasceu em Goiânia, Goiás, no dia 7 de junho de 1952. Após viajar por diversas cidades brasileiras, se firmou em São Paulo, onde mergulhou na carreira como compositor e instrumentista. Fora do campo artístico, atuou como jornalista e tradutor.

Na década de 1980, fez parte da Vanguarda Paulistana, um movimento responsável por revelar nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, Língua de Trapo e Grupo Rumo. Por muitos anos, tocou na banda Isca de Polícia, comandada por Assumpção.

Em seus trabalhos mais recentes, colaborou com sua filha, a cantora Tulipa Ruiz, como as músicas “Sushi” (2010) e “Às Vezes” (2010). A notícia da morte foi compartilhada pela a artista em seu Instagram.

A publicação também informou o horário do velório, que acontece nesta quarta-feira, 10, das 9 às 14 horas, e o sepultamento — que ocorrerá no Cemitério Congonhas, São Paulo, às 15h30min.