Ceará faz parceria para exibição de curtas no Festival de Cannes

Em parceria com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores, o programa "La Factory Des Cinéastes" seleciona cineastas cearenses para produzirem curtas

O projeto “La Factory Des Cinéastes” (“A Fábrica dos Cineastas”, em português) dará oportunidade a cineastas cearenses de produzirem curtas-metragens com exibição garantida na Mostra Quinzena de Realizadores, no Festival de Cannes, em 2025.

O programa chega ao Brasil a partir da parceria do Governo do Ceará com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores. O projeto reunirá cineastas para coescreverem e codirigirem, em pares, quatro curtas-metragens.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia também | Filme de Karim Aïnouz em Cannes reforça impacto de políticas públicas para o cinema

Dos oito cineastas selecionados, dois serão cearenses, enquanto um será dos demais estados nordestinos e outro da Região Norte. Os demais serão de outros países. As inscrições seguem até 12 de agosto e ocorrem por e-mail.

Quem pode participar do projeto?

Entre os critérios para participar estão a obrigatoriedade de ser brasileiro, morar no Norte ou no Nordeste, ter entre 25 e 40 anos e ter dirigido ao menos um curta-metragem e no máximo um primeiro longa-metragem ou um documentário para cinema.

Critérios para participação da seleção de “La Factory”

  1. Ser brasileiro
  2. Morar nas regiões Nordeste e Norte
  3. Ter entre 25 e 40 anos
  4. Falar inglês fluentemente
  5. Ter dirigido ao menos um curta-metragem e no máximo um primeiro longa-metragem ou um documentário para cinema
  6. Diretores devem ter um longa-metragem em desenvolvimento (ficção, documentário ou formato híbrido aceito) com um produtor reconhecido.

Documentos necessários para a inscrição

  1. Carta de motivação para fazer parte do programa da Fábrica (máximo de 1 a 2 páginas);
  2. Sinopse do projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  3. Nota de intenção para o projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  4. Tratamento do projeto de longa-metragem (de 5 a 10 páginas no máximo);
  5. Painel de referências visuais (opcional) e referências explícitas;
  6. CV e biografia;
  7. Links para filmes anteriores;
  8. Lista dos 10 filmes mais interessantes/estimulantes vistos desde 2015 pelo candidato;
  9. Lista dos 5 filmes favoritos selecionados na Quinzena dos Realizadores pelo candidato;
  10. Lista dos 10 cineastas favoritos de todos os tempos pelo candidato. 

As etapas de "La Factory"

Após a chamada para aplicações, serão selecionados os quatro melhores projetos brasileiros em desenvolvimento (primeiro ou segundo longa-metragem). Na sequência, os autores se juntarão a quatro realizadores de outros países e participarão de um programa de residência.

A partir disso, serão organizados em quatro duplas (formadas por um brasileiro e um diretor de outro país) e coescreverão e codirigirão um curta-metragem de 15 minutos. Os filmes serão exibidos em maio de 2025 na Mostra Quinzena dos Realizadores, realizada em paralelo com o Festival de Cannes.

Veja também | História de comunidade indígena premiada em Cannes chega aos cinemas

Os realizadores também poderão, além de produzir filmes, apresentar seus projetos de longas-metragens a um painel de profissionais, instituições, produtores e agentes comerciais durante o Festival de Cannes.

O projeto “La Factory Des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes”

A última vez em que o programa “La Factory” passou pela América Latina foi no Chile, em 2015. O projeto promove o surgimento de novos talentos na cena internacional e orienta oito cineastas em início de carreira a cada ano a partir do apoio de um país parceiro.

A iniciativa é orientada pela linha editorial da Quinzena dos Realizadores. Ela prioriza cineastas com “estéticas experimentais e singulares em mise en scène, com novas estruturas narrativas, imaginações visuais e estéticas e técnicas inovadores de montagem”.

Conexão Ceará-Brasil-Cannes

Os curtas-metragens de “La Factory” serão realizados no Ceará em março de 2025. A “Factory Ceará-Brasil-Cannes” terá o cineasta cearense Karim Aïnouz como patrono. Ele concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes com “Motel Destino” em 2024.

Coproduzido pela Inflamável no Brasil e Dominique Welinski, fundadora e curadora da DW (França), o programa tem parceria neste ano com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). A integração ocorre por meio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e da Escola Porto Iracema das Artes.

O projeto “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” ocorre no contexto do Ano Brasil na França, em 2025. A temporada reforça as relações diplomáticas e culturais entre os dois países.

“La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes”

Cronograma de “La Factory”

  • 12 de agosto: Encerramento da chamada para aplicações
  • 10 de setembro: Pré-seleção de oito a dez diretores brasileiros para audições (presenciais ou on-line)
  • 23 a 28 de setembro: Entrevistas com os diretores pré-selecionados para a seleção final e formação das duplas de diretores
  • 1º de outubro a 31 de dezembro: Escrita de roteiros para as duplas selecionadas
  • Meados de janeiro: Pré-preparação com equipes locais e diretores, remotamente com os internacionais
  • Março/Abril: Filmagens e pós-produção (a confirmar)
  • 13 a 23 de maio: Cannes (duração exata da estadia a confirmar)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar