Marca de moda lança camiseta 'I Love Ozempic' e provoca debate
Namilia apresenta blusa escrita "I Love Ozempic" no Berlin Fashion Week em provocação ao culto à magreza na moda e causa confusão entre seguidoresNa última quarta-feira, 3, o desfile da Namilia, marca alemã que participou da Semana de Moda de Berlim, causou debate nas redes sociais. Entre as peças da nova coleção, a marca apresentou uma camiseta com a frase “I love Ozempic” ("Eu amo Ozempic"), ironizando a banalização do medicamento que se tornou obsessão entre artistas e anônimos.
A foto da regata branca nas redes sociais foi criticada por parte dos seguidores do trabalho dos designers Nan Li e Emilia Pfohl. "Nunca pensei que esse tipo de coisa aconteceria no mundo de Namilia", disse uma internauta. "Estou muito desapontado em ver vocês endossando a gordofobia e a cultura magra dos anos 2000", registrou outro seguidor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O medicamento citado na peça ganhou popularidade devido o uso para emagrecimento, mesmo sendo originalmente criado para casos de pacientes com diabetes. No Brasil, algumas celebridades já falaram abertamente sobre a utilização do Ozempic. Dentre elas estão Jojo Todynho, Luiza Possi, Rebel Wilson, Sharon Osbourne e Whoopi Goldberg.
Na nova coleção, Namilia inspirada na cultura da magreza também exibiu estampas como “magreza está em alta” e “diet culture”, desafiando as normas e expondo a cultura de dietas da sociedade atual.
No comunicado sobre a apresentação, intitulada "Good Girl Gone Bad" ("Boa garota ficou má"), a empresa que também produz roupas clubwear e de gênero neutro pontuou que a inspiração criativa era oposta à proposta que alimenta o mundo das celebridades.
O desfile pretendia criticar a cultura dos papparazi e das fofocas ligadas à vida pessoal de artistas e a seus corpos. Cenário visto especialmente nos anos 2000 e 2010 e que depois ganhou ainda mais força com o despontar das redes sociais.
A marca conhecida por seus designs que rompem padrões viralizou em 2023 com um desfile inspirado na temática do sugar daddy e recentemente pela colaboração com a marca de Khy, de Kylie Jenner.