Documentário mostra abuso sexual de professora contra homem com paralisia
Netflix lança Tell Them You Love Me, documentário sobre professora condenada por abuso sexual contra Derrick Johnson, homem com paralisia cerebral
23:17 | Jul. 05, 2024
A Netflix se tornou conhecida por seus documentários contundentes, e Tell Them You Love Me é a mais recente adição à sua crescente biblioteca.
A nova produção explora a história real de Anna Stubblefield, uma professora que foi condenada por abuso sexual contra Derrick Johnson, um homem negro que tem paralisia cerebral.
Tell Them You Love Me é dirigido por Nick August-Perna e produzido por Louis Theroux e Arron Fellows e teve sua estreia no dia 14 de junho.
Com quase duas horas de duração, o documentário foca em vários temas sensíveis, incluindo deficiência, comunicação autônoma, dinâmica de poder, responsabilidade ética e raça.
Netflix, Disney+ e Prime: VEJA lançamentos da semana no streaming
Os espectadores recebem, assim, uma visão sobre a infância, a origem, a criação e o relacionamento de Johnson com sua família. Além disso, o público é exposto a um relato em primeira mão da reação da família de Johnson ao seu relacionamento "romântico" com Anna Stubblefield.
Tell Them You Love Me: como iniciou a relação de Anna e Derrick
Stubblefield era casada e mãe de dois filhos quando começou a trabalhar com Derrick, conhecido como DJ. A ex-professora foi apresentada a Derrick pelo irmão do rapaz, John, que teve aulas com Stubblefield enquanto estudava na Rutgers University.
A mulher tinha interesse em “comunicação facilitada”, uma forma muito criticada de supostamente permitir que pessoas não verbais se comuniquem usando um teclado e a mão guiada de um facilitador.
Sabendo da experiência de Stubblefield, John perguntou se ela poderia tentar trabalhar com seu irmão Derrick, que ele acreditava estar tentando se comunicar, de acordo com o The Standard.
Ao longo de dois anos, Anna conduziu sessões de "comunicação facilitada" com Derrick, com resultados aparentemente impressionantes. No entanto, em 2011, Stubblefield revelou que havia entrado em um relacionamento sexual consensual com Derrick, de acordo com o The New York Times.
Criador saudita de série da Netflix afirma que foi condenado por tribunal antiterrorismo; CONFIRA
Conforme relatado por Stubblefield em Tell Them You Love Me, Derrick supostamente usou "conversa facilitada" para dizer à mãe e ao irmão: "Ninguém foi aproveitado. Estou tentando seduzir Anna há anos, e ela resistiu bravamente."
Os familiares de Derrick pediram a Stubblefield que deixasse Derrick em paz e, quando ela se recusou, eles reclamaram para a Rutgers University, e os detalhes foram repassados à polícia.
Tell Them You Love Me: acusações e sentença
Anna foi considerada culpada de duas acusações de agressão sexual agravada de primeiro grau e foi sentenciada a 12 anos de prisão. Anna também foi obrigada a se registrar como criminosa sexual.
Em sua sentença inicial, Anna foi obrigada a cumprir pelo menos 10 anos de sua sentença antes de ser elegível para liberdade condicional, e sua posição como professora da Rutgers foi perdida.
Embora Anna Stubblefield tenha sido condenada a 12 anos de prisão, Tell Them You Love Me revelou que ela foi libertada após apenas dois anos. Anna apelou de sua condenação, e um painel de três juízes decidiu a seu favor.
Os juízes decidiram que a rejeição do tribunal ao testemunho relacionado à comunicação facilitada limitou a defesa de Anna, que se declarou culpada de contato sexual criminal agravado de terceiro grau e foi condenada ao tempo cumprido e liberada.
É o fim? Netflix cancela novos projetos de Power Rangers; SAIBA MAIS
Tell Them You Love Me: pós-'liberdade'
Depois de sair da prisão, Anna escolheu um emprego de garçonete, mas logo foi reconhecida por um cliente que reclamou, e ela foi demitida. Em Tell Them You Love Me, Anna declarou que agora tem um emprego de meio período em casa, onde "ninguém me conhece".
Embora Anna tenha sido libertada da prisão, parecia que a sombra deste caso a seguiria pelo resto de sua vida, pois ela perdeu sua carreira anterior na academia.
Não há previsão de lançamento de "Tell Them You Love Me" no Brasil.