Quadrilhas juninas são aprovadas como patrimônio imaterial de Fortaleza

O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) reconheceu as quadrilhas juninas de Fortaleza como Patrimônio Imaterial da Cidade

Na última quarta, 3, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) anunciou que o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural aprovou os documentos para registro das quadrilhas juninas da Capital.

O marco é responsável pelo reconhecimento da tradição como Patrimônio Imaterial da Cidade. O resultado foi compartilhado a partir da reunião feita no Centro Cultural Belchior com apresentação do dossiê de registro, caracterizando Fortaleza como pioneira dessa conquista no Brasil. O anúncio do registro da dança tradicional foi divulgado nas redes sociais da Secultfor.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos


O processo para que Fortaleza seja a primeira cidade do país a registrar Quadrilhas Juninas como Patrimônio Cultural Imaterial iniciou em junho do ano passado. Ao longo de dez meses, duas equipes fizeram visitas aos grupos em atividade para um trabalho de pesquisa e mapeamento, com entrevistas e acompanhamento de ensaios.

Após o fim da etapa, foi produzido um dossiê das Quadrilhas Juninas, que reúne informações, registros fotográficos e um Plano de Salvaguarda, com atividades, estratégias e ações para conservar e incentivar a manifestação cultural.

Roberto Viana, secretário da cultura de Fortaleza, frisa a importância dessa conquista para a história da capital alencarina e promete o suporte da Prefeitura. “Vai ser uma marca e terá o compromisso da nossa gestão com esse segmento. Assim como em toda a cultura da cidade em todas as suas linguagens”, afirma.

Ex- secretário da cultura, Elpídio Nogueira se mostra animado com a novidade." Este é o momento de felicidade, estou muito feliz, agora é hora de celebrar. Viva o junino de Fortaleza e do Estado do Ceará”, encerra.

A reunião da última quarta reuniu os gestores que estão à frente da decisão e líderes de quadrilhas juninas. No vídeo divulgado no instagram da Secultfor, Roberto Carlos, presidente da quadrilha Ceará Junino, celebra o progresso da categoria quadrilheira no estado.

“Me sinto muito honrado em participar desse momento em que nossas quadrilhas de Fortaleza vão se tornar patrimônio imaterial e cultural. Para nós que fazemos essa arte no estado do Ceará é um momento histórico, principalmente na capital, destaca.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar