Festival internacional de teatro celebra 55 anos com peças cearenses
Festival Internacional de São José do Rio Preto chega à nova edição em julho e reúne espetáculos cearenses na programaçãoCom apresentações de cinco países, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), em São Paulo, celebra 55 anos neste mês. Entre os dez estados brasileiros que compõem a programação, o Ceará aparece na lista de atrações com duas peças e uma ação formativa. O evento é realizado entre 18 e 27 de julho.
O grupo Inquieta Cia apresenta o espetáculo “Tchau, Amor”, enquanto que a companhia As 10 Graças de Palhaçaria leva ao público a peça “Grand Finale”. Helena Vieira, por sua vez, realiza a ação performativa “Teatro e Memória: O Teatro Frente ao Desafio de Descolonização da Memória no Mundo Contemporâneo”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, a nova edição do FIT Rio Preto reúne 38 espetáculos, ocupando teatros e espaços públicos da cidade de São José do Rio Preto com 70 apresentações - das quais 34 são gratuitas. A estimativa do evento é de mobilizar 450 artistas, produtores e técnicos ao longo do festival. Brasil, Colômbia, Itália, Bélgica e França estão representados.
O Ceará no FIT Rio Preto
Com apresentações nos dias 20 e 21, o grupo Inquieta Cia interpreta a peça “Tchau, Amor”. O trabalho estreou em 2022 e tem como cenário um bar. A montagem acompanha em seu enredo quatro personagens em meio a um jogo de tentativas e riscos.
Quando uma das personagens ameaça sair do bar, amor, relações de oposição e co-dependência mostram que não é possível seguir sem as quatro paredes que sustentam essa ficção.
Nos dias 22, 23 e 24, a companhia As Dez Graças de Palhaçaria apresenta “Grand Finale”, que resgata a tradição da comédia popular de rua e da palhaçaria. Dois palhaços e equilibristas sobem e descem uma escada trajados como eletricistas.
Veja também | Cearenses se destacam em Festival Internacional de Teatro
Enquanto isso, entretém a plateia com algum humor físico, ditos cômicos em um jogo de interação sobre a precariedade econômica do trabalhador da cultura no País.
No dia 20, a escritora, professora, dramaturga e atriz Helena Vieira realiza um encontro para refletir sobre memória, passado, presente e futuro. “O presente vive uma profunda crise de futuro. O que vemos à frente parece ruim, catastrófico. O que fazer diante da incapacidade de imaginar futuros? É preciso retornar ao passado”, introduz a sinopse.
FIT Rio Preto
- Quando: 18 a 27 de julho
- Onde: São José do Rio Preto, em São Paulo
- Programação completa: site do FIT Rio Preto