Filme conta história da Femme Bateau, da criação ao recente resgate

Produzido pelo cineasta e fotógrafo Tibico Brasil, documentário sobre a escultura "La Femme Bateau", de Sérvulo Esmeraldo, está em desenvolvimento

Uma das principais obras do multiartista cearense Sérvulo Esmeraldo, a escultura “La Femme Bateau” terá sua história retratada em um documentário produzido pelo cineasta e fotógrafo Tibico Brasil. O trabalho está em desenvolvimento e pode estrear ainda neste ano.

O monumento voltou aos holofotes com a reinstalação na Ponte dos Ingleses na última segunda-feira, 24. Em 2018, a escultura sofreu danos e caiu no mar da Praia de Iracema após uma ressaca marítima. Seis anos mais tarde, retornou, enfim, ao seu local de origem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | De volta a Fortaleza, 'La Femme Bateau' inspira documentário e pesquisas

Tibico Brasil acompanhou de perto o içamento para também captar imagens para o documentário. Segundo o cineasta, o objetivo é mostrar desde a concepção de “La Famme Bateau” aos acontecimentos relacionados a ela, bem como as percepções da população sobre a obra.

“Eu queria que a história tivesse um final feliz. A obra finalmente voltou ao seu lugar e à sua função de encantar, como diz a Dodora Guimarães (presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo)”, pontua.

“Tem muita gente com a imagem dela tatuada na pele. É uma obra que tem ligação muito interessante com a Cidade, que está se movendo e se transformando. Penso muito nessa visão que ‘La Famme Bateau’ tem na Cidade”, complementa.

A origem do documentário

O interesse em transformar a história em um documentário começou em 2018, quando a obra inicialmente se perdeu no mar: “Eu vim acompanhar as buscas. Passamos três ou quatro dias junto com o Corpo de Bombeiros tentando fazer o resgate. Nesse dia surgiu a vontade de fazer um documentário sobre ‘La Femme Bateau’ que a relacionasse com a Cidade e a referência que as pessoas têm de afeto com a obra”.

 

O documentário entra segue em processo de finalização. Não há prazo definido para o lançamento da produção, mas Tibico Brasil espera que a obra audiovisual seja apresentada até o final de 2024.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar