Escritora mineira Adélia Prado vence Prêmio Camões de Literatura
A escritora mineira Adélia Prado é a vencedora do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (26).Nesta quarta-feira, 26, a escritora mineira Adélia Prado foi consagrada vencedora do Prêmio Camões de Literatura, considerada a premiação mais importante da língua portuguesa.
A decisão foi tomada por um júri seleto, e aconteceu na manhã de hoje de modo virtual. valor entregue ao vencedor da premiação é de 100 mil euros, um dos maiores valores dentre os prêmios literários.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre o júri que premiou Adélia como vencedora, estão o professor Deonísio da Silva (Brasil); o pesquisador Ranieri Ribas (Brasil); o filósofo Dionísio Bahule (Moçambique); o professor Francisco Noa (Moçambique); a professora Clara Crabbé Rocha (Portugal) e a professora Isabel Cristina Mateus (Portugal).
Ao eleger Adélia como vencedora do Prêmio Camões, o júri justifica: “Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética. Herdeira de Carlos Drummond de Andrade, o autor que a deu a conhecer e que sobre ela escreveu as conhecidas palavras ‘Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo…’, Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”.
Quem é Adélia Prado? Conheça a vencedora do Prêmio Camões 2024
Adélia Prado, nascida em Divinópolis (MG), é poetisa, professora, filósofa e um dos maiores nomes da literatura brasileira, de todos os tempos, em vida.
Aos 88 anos, sua vasta obra permeia temas que retratam o cotidiano comum imersos em complexidades e encantos.
A escritora também foi a primeira mulher a ser premiada na categoria Conjunto da Obra, devido sua contribuição à literatura brasileira, no concurso Literatura do Governo de Minas, em 2017.
Este é o segundo prêmio que Adélia conquista em uma semana, visto que, no último dia 20, a Academia Brasileira de Letras anunciou que a escritora foi, também, vencedora do Prêmio Machado de Assis 2024.
Entre suas obras, se destacam: “Bagagem”(1976); “O coração disparado”(1978); o livro “Solte os Cachorros” (1979); “Terra de Santa Cruz”(1981); “Os componentes da banda”(1984); entre outros.