Neto de Luiz Gonzaga sobre música de Juliette: ‘Distorção grave’

Por meio das redes sociais, Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, desmentiu que família do Rei do Baião tenha aprovado nova música de Juliette

15:41 | Jun. 22, 2024

Por meio das redes sociais, Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, desmentiu que família do Rei do Baião tenha aprovado nova música de Juliette (foto: Reprodução/Instagram @juliette - Chico Albuquerque/Instituto Moreira Salles)

Grande sucesso nas paradas musicais, o single “Vem Galopar”, de Juliette com adaptação da música “Pagode Russo”, de Luiz Gonzaga, chamou a atenção após a repercussão de que a canção teria o aval da família do Rei do Baião. No entanto, o neto Daniel Gonzaga se pronunciou na tarde deste sábado, 22, e desmentiu a aprovação da música.

Por meio do Instagram, Daniel afirmou que a família não autorizou nada em relação à canção “Vem Galopar” e que os direitos da música de Luiz Gonzaga pertencem à produtora Universal Music Brasil, que é quem autoriza ou não adaptações como a de Juliette.

“Essa música é de propriedade da Universal [Music Brasil]. Eles lançaram porque quiseram. Anteriormente, a música havia sido pleiteada para ser gravada pela Anitta. Nem autorização eles pediram. A música é deles, eles fazem o que eles quiserem”, declara Daniel Gonzaga.

Desmonte da cultura

“Desmonte na cultura”: foi assim que o neto de Luiz Gonzaga chamou o fenômeno musical que inclui a nova versão da música de seu avô cantada por Juliette. Para ele, está havendo uma “distorção grave no mercado da música”.

Daniel afirma: “A gente tenta chamar a atenção para esse fato, mas ninguém liga. É um desmonte da cultura, isso vem acontecendo há muito tempo”.

Confira o vídeo de Daniel Gonzaga:

 

Pronunciamento

Confira a nota da assessoria de Juliette sobre o caso divulgado pela Billboard Brasil:

“A Publishing [Universal] garantiu à Juliette que a família de Luiz Gonzaga e João Silva havia autorizado o lançamento da música, não havendo qualquer restrição quanto a isso. A editora também afirmou à cantora que familiares ouviram o resultado e que gostaram da versão. Juliette afirma que não é ela a responsável pelos trâmites legais que envolvem a liberação de fonogramas. Com absoluto respeito aos familiares e à obra de Luiz Gonzaga e João Silva, a cantora lamenta e se coloca à disposição para entender e dialogar com todos os envolvidos”.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio