Livro sobre cearenses pioneiras no ativismo LGBT+ é lançado na Bece
Livro dedicado a pioneiras no ativismo LGBTQIAP+ será lançado na Bece; a obra traz nomes importantes para os direitos de pessoas transgêneros no Estado
19:01 | Jun. 21, 2024
Neste sábado, 22, será lançado “Travestis em todos os lugares” (Metanoia Editora, 2024) na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).
O evento é aberto ao público e acontece como parte da programação do 18º Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, o "For Rainbow".
Escrito por Amadeu Cardoso, professor da rede pública do município de Capistrano, a obra é dedicada à quatro ativistas essenciais na luta por direitos de pessoas trans nas últimas décadas.
Leia também | Linn da Quebrada está internada em clínica para tratar depressão
A narrativa apresenta a história de nomes como Thina Rodrigues, Dediane Souza, Janaína Dutra e Andrea Rossati, quatro travestis pioneiras na busca pelos direitos LGBTQIAPN+ no Ceará.
Ao mesmo tempo, propõe um diálogo com trajetórias de militantes contemporâneas como as travestis Labelle Rainbow, Silvinha Cavalleire, Yara Canta e Amanda Félix, abordando como as resistências se conectam entre as gerações.
O livro já está disponível na loja da editora Metanoia, custando a partir de R$ 60. No dia do lançamento, haverá venda de exemplares no espaço e sessão de autógrafos.
Leia também | Parada pela Diversidade do Ceará ocorre no próximo dia 30 na av. Beira Mar
Homenagem póstuma
O lançamento também terá homenagem artística e póstuma à Thina Rodrigues e Janaína Dutra.
Um debate sobre o teor do livro com autor e convidados especializados no tema completa a programação.
“Travestis em Todos os Lugares”
- Quando: sábado, 22, das 15 horas às 17 horas
- Onde: Biblioteca Pública do Ceará (av. Pres. Castelo Branco, 255 - Moura Brasil)
- Preço: R$ 60 (vendas no local ou no site da editora Metanoia)