Alunos da rede pública protagonizam espetáculos da Cia. Acontece
As exibições são gratuitas, ocorrem em localidades de São Gonçalo do Amarante e em FortalezaA Cia Teatral Acontece estreia dois novos espetáculos em colaboração com os estudantes da rede pública. As peças “Portas e Trajetórias” e “Conduta” entraram em cartaz na segunda-feira, 17, ambas protagonizadas por alunos de escolas estaduais.
Os espetáculos já passaram pelas localidades do município de São Gonçalo do Amarante, Croatá e Pecém, e nesta quarta, 19, será exposta em Siupé. Em seguida, será apresentado em Serrote, no mesmo município, e finaliza com a última exposição em Fortaleza, no Teatro Dragão do Mar, nesta sexta, 21, às 18 horas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As apresentações em colaboração com os estudantes da rede pública são resultado do Curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita), promovido pela companhia há mais de 20 anos. O projeto é desenvolvido por meio do II Edital Escolas da Cultura, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Durante a exibição final, em Fortaleza, haverá o lançamento do livro “Fazendo História no Ceará - Curso de Iniciação Teatral Acontece e Outras Formações”, escrito pelo idealizador da Cia Teatral Acontece, Almeida Jr.
Para ele, a publicação resgata a história do teatro no Ceará por meio do curso de iniciação promovido pela companhia há 22 anos. “Nossos alunos e ex-alunos são protagonistas dessa história contando as vivências experimentadas por eles, com depoimentos ricos e emocionantes”, diz o autor.
“O curso teatral com certeza foi uma das melhores experiências que já vivi. Aprendi a me soltar, ser menos tímida, entrar em ação em muitas coisas dentro e fora do teatro. É a primeira vez que estou vivendo isso e é uma experiência encantadora”, conta a estudante Juliana, de Siupé, em São Gonçalo do Amarante.
Pedro, estudante da localidade de Serrote, também comenta que a experiência o impactou positivamente. “O teatro está sendo muito importante para mim. Além de melhorar minha capacidade de aprendizagem, conheci movimentos culturais novos e pessoas que me fizeram bem. Nessa reta final, o que fica é só a parceria e gratidão”, celebra.
Espetáculo “Portas e Trajetórias”
Baseando-se na narrativa de uma turma de descendência rural que tenta representar como seriam suas conquistas de trabalho na metrópole, os alunos expõem questões acerca da miséria de uma existência governada por uma sequência monótona e constante. Encenam suas desventuras, representando como seriam suas vidas no trabalho, cuja convivência é afetada pelas jornadas em horários distintos, onde portas se abrem e fecham diante de seus sonhos.
Espetáculo “Conduta”
Alunos saem da sala de aula para enfrentar o desafio de apresentar um trabalho cênico criado junto à Cia de Teatro que surge com a proposta de circular nas cidades vizinhas e na capital. O resultado dessa iniciativa é a culminância de um esforço individual e coletivo superando dificuldades estruturais, físicas e psicológicas.
Espetáculos “Portas e Trajetórias” e “Conduta”
Siupé - São Gonçalo do Amarante
- Quando: quarta, 19, às 15h30min
- Onde: EEF Dona Filomena Martins (Rua Pedro Gomes, Siupé)
- Gratuito
Serrote - São Gonçalo do Amarante
- Quando: quinta, 20, às 15h30min
- Onde: EEF Ester de Pontes Barroso (CE-162, Serrote)
- Gratuito
Fortaleza
- Quando: sexta, 21, às 18 horas
- Onde: Teatro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
- Gratuito