Morre Skowa, cantor do Trio Mocotó, aos 68 anos

Cantor Marco Antônio Gonçalves dos Santos, o Skowa do Trio Mocotó, morreu aos 68 anos de idade

O cantor Skowa morreu na noite de quinta-feira, 13, aos 68 anos de idade. A informação foi confirmada pelo Trio Mocotó, grupo musical do qual o artista participou, em publicação nas redes sociais.

“Nossa tristeza é grande mas nosso amor por ele e todas as coisas boas que passamos juntos é maior”, comentou na legenda da postagem assinada por João Parahyba, Nereu São José e “toda a família Mocotó”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nascido no ano de 1955 em São Paulo, Marco Antônio Gonçalves dos Santos, o Skowa, iniciou sua trajetória artística no fim da década de 1970, quando fundou o grupo Skowa e a Máfia, que tinha influências da black music, samba e ritmos caribenhos.

Já em 2003, ingressou no Trio Mocotó ao lado de João Parahyba e Nereu Gargalo. Cantor, compositor, instrumentista e arranjador, Skowa estava internado em um hospital na cidade de Botucatu, em São Paulo, devido a uma parada cardiorrespiratória.

Amigos lamentam morte de Skowa

Amigos lamentaram a morte do músico. A cantora e atriz Marisa Orth comentou que "perdeu um amigo. Perdemos" e que Skowa era um "artista vibrante. Ensinando tanto sempre". Já o cantor e compositor Wilson Simoninha lembrou que ele "fez parte de uma geração de músicos e artistas que surgiram nos anos 1980 em São Paulo, com novas ideias e possibilidades. Ele fez parte de muitos grupos como: Sossega Leão, Skowa e a Máfia entre outros. Eu, mais novo e atento a tudo que acontecia, me identificava com ele e também, provavelmente, por ser um dos únicos negros dessa nova cena. De fã e admirador virei amigo, trabalhamos juntos algumas vezes e tivemos nossas histórias".

O músico e ator paulistano Theo Werneck homenageou o amigo lembrando que eles fazem aniversário no mesmo dia. "Tocamos muitas vezes juntos, dando canja um no show do outro. Muitas gigs, discotecagens, viagens e madrugadas. A gente aqui vai sentir muito não estar junto, mas sabe que você vai estar bem protegido na luz de quem abriu muitas portas pras irmãs e irmãos passarem, criando, tocando, cantando, sonhando! Voa professore!", comentou. 

Parceiro de Trio Mocotó, João Parahyba agradeceu pela parceria que engataram desde que Skowa ocupou o lugar de Luis Carlos de Sousa, o Fritz Escovão, membro fundador que saiu do grupo em 2003. "Difícil escrever aqui agora, mas meu parceiro Skowa foi brilhar na banda de James Brown. Você foi um fora de série aqui no nosso mundo, Skowa, e será lembrado por muitos e por muito tempo, amigo. Viajamos na maionese, viajamos no mundo, viajamos nos corações de muita gente. Obrigado pela parceria nesta viagem e que seja louvado", agradeceu o parceiro.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar