Morre atriz Ilva Niño, a Mina de 'Roque Santeiro', aos 89 anos

Ilva Niño estava internada no Rio de Janeiro após uma cirurgia; ela era conhecida por seus papéis em novelas como "Roque Santeiro" e "Cordel Encantado"

13:19 | Jun. 12, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Morre atriz Ilva Niño aos 89 anos (foto: Divulgação/Renato Velasco/Memória Globo)

A atriz Ilva Niño, conhecida por seus papéis em novelas como “Roque Santeiro” e “Cordel Encantado”, morreu nesta quarta-feira, 12, aos 89 anos. Ela estava internada no Hospital Quali, no Rio de Janeiro, desde maio, quando passou por uma cirurgia no coração.

Pernambucana, nascida na cidade de Floresta, ela iniciou sua carreira no início da década de 1960, participando do Movimento de Cultura Popular. Antes disso, estudou teatro grego em um curso ministrado por Ariano Suassuna e atuou na peça amadora que o autor montou para “Antígona”, de Sófocles.

O início de sua carreira foi no teatro, mas quando Suassuna foi contratado pela Rede Globo, Ilva foi junto e participou de diversas produções, como “Verão Vermelho” (1969), “Gabriela” (1975) e “Pecado Capital” (1975).

VEJA TAMBÉM| Morre atriz Jandira Martini, conhecida por O Clone, aos 78 anos

O que mais lhe trouxe destaque, no entanto, veio apenas em 1985, com a novela “Roque Santeiro”. Na obra, ela interpretou a empregada doméstica Mina, que trabalhava e era confidente de Porcina (Regina Duarte).

A atriz também esteve na primeira minissérie da emissora, escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, “Lampião e Maria Bonita” (1982), onde deu vida a Odete, mãe de Maria Bonita. Quase 30 anos depois, a artista voltou a uma personagem dentro do cangaço, quando foi mãe do capitão Herculano, em “Cordel Encantado” (2011).

Outras novelas de sucesso compõem o currículo de Ilva, como “Pedra sobre Pedra” (1992), “Terra Nostra” (1999), “Sete Pecados” (2007), “Cama de Gato” (2009) e “Cheias de Charme” (2012).

Fora da carreira, a artista foi casada com o ator e diretor Luiz Mendonça, com quem teve um filho, Luiz Carlos Niño, também ator. Ambos já faleceram.

O corpo de Ilva Niño deverá ser cremado nesta quinta-feira, 13, mas detalhes do horário ou local ainda não foram revelados.