Pato Donald 90 anos: 5 curiosidades sobre a estrela da Disney
Personagem completa 90 anos. Apesar de toda irritação, Pato Donald é uma das estrelas mais populares da Disney
00:04 | Jun. 10, 2024
icônico personagem dos estúdios Walt Disney Pato Donald completa 90 anos neste domingo, 9. O pato desajeitado e temperamental estreou num curta-metragem de animação em 9 de junho de 1934.
Apesar de ser orgulhoso, irritado e arrogante, o Pato Donald pode ser estranhamente charmoso e pode pedir desculpas quando prejudica alguém, também a seus sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luisinho.
Walt Disney chegou a descrever o Pato Donald como a "criança problema" dos personagens principais de sua empresa de animação, que inclui Mickey Mouse, Pateta e Pluto. No entanto, ele apareceu em mais filmes e séries da Disney do que qualquer um de seus colegas de animação e ganhou um universo próprio.
Conheça cinco curiosidades do personagem:
1. Começo modesto
Um pato antropomórfico com fala indecifrável, vestindo uniforme de marinheiro – mas sem calças –, Donald apareceu nas telonas pela primeira vez em 1934, como uma participação especial no curta "A galinha espertalhona". Nele, o pato preguiçoso define as bases para suas desventuras futuras enquanto faz de tudo para evitar ajudar uma mãe galinha a plantar milho.
Naquele ano, o Pato Donald se torna um contraponto irritado e exaltado ao astro da Disney, Mickey Mouse, no desenho animado "Show para os órfãos", dando início a décadas de rivalidade.
Leia Também | ‘Final Fantasy XVI: The Rising Tide’ traz novas aventuras e desafios
Três anos depois, em 1937, se tornou o protagonista em uma série de desenhos, como Don Donald ambientado no México, na qual os espectadores são apresentados a sua namorada Margarida, e "Invenções Modernas", onde ele está frustrado em mundo governado por robôs.
Ele co-estrelou vários filmes, entre eles, "O conto de Natal do Mickey" (1983) e "Fantasia 2000" (1999).
2. Cabeça-dura de temperamento explosivo
Em seus primeiros papeis principais, o Pato Donald consolidou sua personalidade impaciente e sem sorte enquanto lutava para se manter à tona durante os bicos que fazia na cidade fictícia de Patópolis.
Muitas vezes ele começava um filme alegre e com uma visão estranhamente positiva da vida. Mas as coisas inevitavelmente acabavam dando errado para o anti-herói. Em "Você já foi a Bahia?" (1944) - em que contracena, em live-action, com a cantora carioca Aurora Miranda e com o compositor e radialista Almirante, que faz a voz do pássaro maluco Aracuã -, esse azar pode ser o motivo pelo qual a data de nascimento do Pato Donald era indicada como uma sexta-feira 13.
Apesar de toda frustração e irritação, o amoroso Pato Donald se tornou uma das estrelas mais populares da Disney.
Leia Também | Prime Video, Netflix e Max: veja lançamentos do fim de semana
3. Pato antifascista ganha o Oscar
No curta sobre a Segunda Guerra Mundial "A face do Führer" (1943), Donald é um nazista desajeitado, ingênuo e relutante que é acordado por uma banda formada por figuras fascistas, como os alemães Heinrich Himmler, Joseph Goebbels e Hermann Göring, o líder japonês Hideki Tojo e o italiano Benito Mussolini.
Forçada a trabalhar numa velocidade vertiginosa numa fábrica de munições alemã, Donald luta para abraçar o sonho totalitário. O filme de propaganda antinazista ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação daquele ano, o primeiro do pato com uniforme de marinheiro. Seus filmes foram indicados oito vezes ao Oscar.
4. O universo Pato Donald
O Pato Donald inspirou muitas séries, filmes e personagens que juntos formam o não oficial "universo do Pato Donald". De Margarida a Tio Patinhas, passando pelos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, essa família inspirou a série "DuckTales: Os Caçadores de Aventura", produzida entre 1987 e 1990, e o jogo de videogame "Donald Duck: Goin' Quackers!" (2000).
A cidade Patópolis é cenário principal deste universo. As aventuras do Pato Donald também foram viraram quadrinhos.
5. Calçada da Fama
Em 2004, o Pato Donald ganhou sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, seguindo os passos de Mickey. O local também homenageia a versão da Disney de Branca de Neve. "Com seu charme e ataques de raiva, ele trouxe muita alegria e risadas em todo o mundo", afirmou durante o evento o então presidente da Disney Michael Eisner. A estrela foi um presente de aniversário nos 70 anos do ícone da animação.
Leia Também | Disney+: Isis Valverde e Júlio Andrade estrelam 'Maria e o Cangaço'