O que é 'MTG'? Sigla aparece na música mais ouvida do Brasil

'MTG Quero Te Encontrar', de DJ JZ, ocupa o topo da lista da Billboard Brasil Hot 100 e "Quem Não Quer Sou Eu", de DJ TOPO, lidera playlists do Spotify Brasil e Portugal

A música mais ouvida do Brasil tem origem em Belo Horizonte. “MTG Quero Te Encontrar”, dos DJs LG Prod e JZ e do MC Mininin, lidera a lista do Billboard Brasil Hot 100. O sucesso do funk mineiro age como uma síntese de um dos movimentos atuais mais populares da música brasileira.

MTG significa “montagem”, prática comum no funk que exerce função de descrição do processo de produção da faixa. O termo, que aparece 3 vezes no top 10 do Spotify Brasil, explica ao ouvinte que a música é uma colagem de uma ou mais músicas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O hit do momento é considerado um subgênero do funk carioca e utiliza elementos de estilos musicais brasileiros distintos. Como inspiração, são adicionadas batidas do funk carioca, hip-hop, trap e plug.

MTG lidera paradas no streaming

No mês de abril, “MTG Quero Te Encontrar”, parceria do DJ JZ, Mc Mininin e Silvanno Salles, atingiu Top 1 do Billboard Brasil Hot 100. Nos últimos dias a música “MTG Quem Não Quer Sou Eu” lidera o top 10 do Spotify.

A sigla já esteve presente em outros hits do funk mineiro como “MTG – BARRACO DELA LÁ”, do DJ Guizin da Serra com MC Marlon PH. Também aparece em canções que não são originais de Minas Gerais como “MTG_AUTOMOTIVO 2049”, do DJ Tonias (faceta funkeira de Maffalda, produtor de Pabllo Vittar).

Esta nomenclatura, porém, se tornou uma identidade do funk da capital mineira, por este motivo alguns profissionais de outros estados preferem não usar nos títulos das músicas. Como foi o caso de DJ Arana que usou o nome por extenso no hit de 2023 “Montagem Anos 2000”.

Como as produções mineiras se diferenciam dos funks feitos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a sigla também passou a representar os funks dos bailes de Minas Gerais, como os do Serrão e do Campinho.

LEIA TAMBÉM | Jup do Bairro lança novo EP com participação de Mateus Fazeno Rock

Entre 1990 e 2000, a prática das montagens teve grande sucesso com os funkeiros. Alguns dos títulos dessa lista são: “Montagem Cyclone”; “Montagem Eu Só Quero Ser DJ”; “Montagem Power Rangers” e “Montagem do Sax”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar