Espetáculo de dança reflete sobre masculinidade e corpos LGBTQIA+

Estão programadas duas apresentações do "Pintosas" durante a programação do Mês do Orgulho

20:17 | Jun. 04, 2024

Por: Orlando Viana
Jessi Almeida e Anderson Vieira (foto: Reprodução: Instagram (@azpintosas))

Fruto da pesquisa autobiográfica de Jessi Almeida e Anderson Vieira, dois dançarinos pretos, periféricos, gays e afeminados, o espetáculo "Pintosas" será apresentado em duas datas durante o mês de junho.

As apresentações de dança integram a programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ e serão realizadas gratuitamente no Cineteatro São Luiz e no Theatro José de Alencar nos dias 7 e 20, respectivamente.

“A produção vem da autobiografia e da reflexão do que somos desde o sorriso inocente da nossa criança até o hoje, onde estamos mais vivos, fortes e prontos para mostrar o que é ser pintosa”, afirma Jessi.

Trazendo a perspectiva do homossexual afeminado, ou nas palavras de Jessi, “da bicha pintosa”, o espetáculo busca, por meio da dança e da linguagem corporal, ressignificar padrões de masculinidade até mesmo dentro da comunidade LGBTQIA+.

Leia também | Festival Zepelim 2024: Marina Sena é anunciada na programação

“Claro que quem é pintosa possivelmente vai se sentir identificada nessa obra, mas é um espetáculo que trata de temas universais, como as memórias da infância, fala sobre amor, sobre resistência. Além de divertir e emocionar, Jessi e Anderson dão uma boa aula de história”, ressalta Circe Macena, diretora do espetáculo.

Segundo Anderson, é importante retratar a violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+ no Ceará. De acordo com a edição de 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Ceará foi o estado do Brasil com maior número de mortes violentas contra LGBTQIA+.

“A intenção é evidenciar a necessidade de falarmos sobre o preconceito e a homofobia que sofremos em todas as fases de nossas vidas e como transformamos tudo isso em fonte de informação, potência, resistência e luta”, ressalta Anderson.

Leia também | Camerata de Cordas da UFC apresenta 'Concerto Ghibli' no MIS

O espetáculo de dança "Pintosas" será apresentado em duas datas. No dia 7 de junho, às 19 horas, a apresentação compõe a programação do Curta Mais Dança, no Cineteatro São Luiz.

Já no dia 20 de junho, às 20 horas, integra a programação do 15° Festival de Teatro de Fortaleza, no Teatro São José.

Espetáculo de dança "Pintosa"

Sexta-feira, 7 de junho

  • Quando: às 19 horas
  • Onde: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)
  • Mais informações: no Instagram @azpintosas
  • Gratuito

Quinta, 20 de junho

  • Quando: às 20 horas
  • Onde: Teatro São José (R. Rufino de Alencar, 299 - Centro)
  • Mais informações: no Instagram @azpintosas
  • Gratuito