Você sabia que Tim Maia escreveu uma música para o Padre Cícero?

A faixa quatro do primeiro álbum do cantor narra a história do líder religioso cearense e saúda a fé dos devotos em uma narrativa épica. Confira outras curiosidades sobre a obra

Você sabia que a história de Padre Cícero e a fé de seus devotos foram inspiração para uma das criações do cantor Tim Maia? A música em questão se chama "Padre Cícero" e narra a história do líder religioso cearense em uma narrativa épica que salda a fé dos devotos. 

A faixa é a quarta do primeiro disco do artista, intitulado Tim Maia - 1970 e considerado pela Rolling Stone Brasil como um dos 100 álbuns mais renomados do País. A música conta em seus versos a trajetória emblemática e polêmica do cearense e divide espaço no álbum com outros grandes sucessos como 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Escrita por Tim Maia e o produtor musical Cassiano dos Santos, a música atualmente conta com mais de 2 milhões e 200 mil reproduções no Spotify.

Os versos relatam o nascimento de Padre Cícero na cidade de Crato, sua chegada a Juazeiro do Norte, sua trajetória, a controversa em torno de sua figura, bem como as causas de sua morte. Confira a letra da música:

Veja a letra de Padre Cícero, música de Tim Maia para o cearense

No sertão do Crato,
Nasce um homem pobre
Porém muito jovem,
porém muito jovem
Todo mundo vai saber,
Quem ele é

Este homem estuda,
Mesmo sem ajuda
Se formou primeiro
E no Juazeiro
Todo mundo respeitou,
O padre Cicero, Padre Cicero,
Padre Cicero, padre Cicero

Daí então tudo mudou,
De reverendo a lutador
Desperta ódio e amor,
passaram anos pra saber
Se era bom ou mal,
Mas ninguém
Até hoje afirmou

Era um triste dia,
Pois alguém jazia
Cego, surdo e pobre,
Cego, surdo e pobre
Desse jeito faleceu, o padre Cicero
Padre Cicero, padre Cicero

Padre Cícero e a fé de seus devotos foram inspiração para Tim Maia

Padre Cícero é conhecido por seu trabalho social e religioso, e sua atuação chegou a influenciar aspectos políticos e culturais do Nordeste, fato que causou uma série de controvérsias e polêmicas em sua vida. A música de Tim Maia retrata essa história e homenageia os devotos do “Padim Ciço”. 

A faixa quatro do primeiro álbum do cantor narra a história do líder religioso cearense e salda a fé dos devotos em uma narrativa épica e envolvente, com aspectos narrativos que remontam aos tradicionais cordéis. 

A música foi incluída na trilha sonora da novela Irmãos Coragem, e reescrita como João Coragem (1970). A escolha foi feita por um dos produtores das trilhas sonoras das novelas da Globo, Nelson Motta, que procurava uma música inédita no estúdio onde Tim Maia gravava o seu primeiro disco:

“Quando ouvi o ‘Padre Cícero’, feita em parceria com Cassiano, com sua fusão de ritmos, fiquei eletrizado, a música era sensacional, seria perfeita para o tema do ‘João Coragem’ de Tarcísio Meira“, conta Motta em seu livro Vale Tudo: O som e a fúria de Tim Maia, de 2014, escrito por ele em homenagem a Tim Maia.

Tim Maia e a sua admiração com o Nordeste

Nascido no Rio de Janeiro em 1942, Tim Maia construiu uma carreira artística sólida na Música Popular Brasileira (MPB). Suas músicas apresentam influências do soul, R&B, bossa nova e samba funk, além de gêneros nordestinos, como baião, xote e maracatu.

Essa influência da cultura nordestina, além de estar presente na música Padre Cícero, é concretizado em sua máxima no disco Forró do Brasil (2003), o vigésimo nono álbum do cantor, que foi uma homenagem do artista ao Nordeste e o primeiro editado após sua morte.

O álbum foi um projeto elaborado na década de 1990, após uma turnê pelo Nordeste brasileiro. Ele foi resgatado pelo produtor Cláudio Mazza e produzido com autorização de Carmelo Maia, filho do cantor. Em entrevista ao Estadão em 2012, Cláudio, que trabalhou com Tim Maia antes da sua partida, relembra a conexão do cantor com a música nordestina.

"Ele tinha muitos discos de vinil de músicos nordestinos, tinha o Gonzagão como referência e era muito eclético. Em tudo, ele colocava um tempero bem dele", afirma Cláudio.

O produtor também recorda que durante alguns shows em Fortaleza, em 1992, Tim Maia decidiu gravar uma música em homenagem à Região Nordestina. A canção foi titulada "O Nordeste É Lindo" e entrou no disco Voltou Clarear (1993), posteriormente incluída também no álbum Forró do Brasil.

Padre Cícero em espanhol?

Em 2021, um disco totalmente em espanhol do Tim Maia foi lançado nas plataformas digitais. O lançamento foi intitulado Yo te Amo em homenagem ao compositor Cassiano, que faleceu no mesmo ano.

O álbum reúne canções do primeiro disco, incluindo a faixa Padre Cícero, e chegou 51 anos depois de sua gravação original, realizada em 1970.

As versões em espanhol das faixas estavam gravadas em formato analógico, arquivadas em fitas cassetes e foram renderizadas em formato digital. Além da conversão de áudio, o processo eliminou alguns ruídos da gravação.

O processo, porém, manteve trechos de conversas e falas de Tim Maia que foram captadas por acaso no ato das gravações das fitas.

Seja em português ou espanhol, Tim Maia com seus trabalhos reforçou a grandiosidade do Nordeste e deixou registrado na história a sua admiração pela cultura nordestina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar