Rodrigo Faro diz ser vítima em caso de cidadania ilegal; entenda
Apresentador Rodrigo Faro e sua família são acusados de participar de esquema de corrupção para obter cidadania italiana
O apresentador Rodrigo Faro e sua família foram acusados de adquirir cidadania italiana de maneira ilegal. O caso ganhou repercussão nesta segunda-feira, 27, após o artista ser citado em uma reportagem do canal italiano Rai News como favorecido em um esquema de corrupção internacional para obter passaporte e residência na Itália.
No noticiário, o apresentador da Record, o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva e empresários do ramo joalheiro foram mencionados como beneficiários de uma “rede de corrupção” composta por brasileiros e membros da polícia italiana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a reportagem, seis pessoas foram presas na madrugada desta segunda-feira, 27, sendo dois brasileiros e quatro agentes públicos que trabalhavam em Villaricca, província de Nápoles.
Leia também | Rodrigo Faro surge como Silvio Santos em teaser e pôster de filme
Na operação denominada “Carioca”, a investigação revela que os suspeitos teriam alterado documentos legais para reconhecer uma suposta residência na cidade a fim de obter a cidadania italiana. Os brasileiros que buscavam a nacionalidade, no entanto, nunca teriam estado naquela região da Itália.
Rodrigo Faro afirma que sua família foi "vítima" de esquema de corrupção na Itália
Rodrigo Faro, sua família e os outros brasileiros estão sendo acusados de “associação criminosa visando corrupção e falsificação de documentos públicos”.
O apresentador divulgou em seu perfil no Instagram uma nota afirmando ter sido “vítima” do esquema de corrupção, pois havia contratado “uma empresa supostamente legal, idônea e que seguia com os procedimentos de acordo com as leis italianas” para obter a cidadania para ele e sua família.
Afirmando ter sido “pego de surpresa” com a notícia, o artista afirmou ter fornecido, com intervenção de seus advogados no País, “toda a documentação necessária” comprovando, assim, “laços com seus descendentes na Itália”.
Todo o processo de documentação foi aprovado e os passaportes de Rodrigo Faro, sua esposa Vera Viel e as três filhas do casal foram emitidos.
“Rodrigo já acionou seus advogados aqui no Brasil para que todo esse mal entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção sejam devidamente punidos.”, conclui o comunicado.