Luisa Cela deixa comando da secretaria da Cultura do Estado
Luisa Cela deixa secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), onde era gestora desde 2023
18:05 | Mai. 27, 2024
Luisa Cela deixou o cargo de secretária da Cultura do Estado. A atualização na pasta foi anunciada nesta segunda-feira, 27, pelo governador Elmano de Freitas (PT). A cearense assumiu a secretaria no início de 2023.
Com a saída de Cela, Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, assume a Secult-CE. Além da Secult-CE, outras sete secretarias do Governo do Estado sofreram mudanças.
A mudança no comando da secretaria da Cultura já era prevista desde o início de abril, após Luisa transferir o domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza e filiar-se ao PSB. A novidade foi confirmada pelo presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, ao O POVO em 9 de abril.
Filha de Izolda Cela, ex-governadora do Ceará, Luisa está cotada para ser vice-prefeita da chapa de Evandro Leitão (PT).
Leia mais | Grupo de Evandro (PT) quer perfil feminino para vice em Fortaleza
Saída de Luisa Cela da Secult-CE ocorre após polêmicas com a Lei Paulo Gustavo
A saída de Luisa Cela do cargo de secretária da Cultura do Estado surge após inúmeros artistas cearenses cobrarem os pagamentos provenientes da Lei Paulo Gustavo (LPG). Em meados de maio, parte da classe artística se movimentou para denunciar que estavam há mais de 10 meses sem receber a verba do edital.
Procurados pelo Vida&Arte, a Secult-CE informou, na ocasião, que sete dos 22 editais foram pagos, três estavam em processo de pagamento e 11 possuem prazo final para junho.
Afirmando que todos os processos serão pagos até o final de julho, dados do O POVO revelam que o Ceará efetivamente utilizou apenas 11,5% do montante recebido pela LPG.
Relembre | "Manter, aperfeiçoar e inovar": os desafios de Luisa Cela à frente da Secult
Ex-titular da Secult-CE, Luisa Cela prometeu “manter o que foi conquistado”
À frente da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) desde janeiro de 2023, Luisa Cela foi secretária-executiva da pasta de janeiro de 2019 até março de 2022. Ao assumir o cargo, Cela conversou com o Vida&Arte e compartilhou seus objetivos enquanto titular da Secult-CE.
“Um primeiro desafio é conseguir compor uma equipe que garanta que tudo aquilo que foi conquistado seja mantido. Um segundo desafio é o processo de qualificação da Rede de Equipamentos”, disse à época, ao listar a “manutenção física da infraestrutura” como um dos desafios da gestão.
Titular da pasta por cerca de 1 ano e meio, Luisa Cela também detalhou ao O POVO que um de seus desejos para deixar como legado à Secult-CE foi “construir uma trajetória de fortalecimento e valorização das políticas culturais não só dentro do governo, mas fundamentalmente na sociedade”.