Baco Exu do Blues critica Eduardo Leite em show: "Que você se fod*"
O momento ocorreu logo após Baco evocar a plateia a reagir frente ao "ódio" gerado das desigualdades e injustiças sociais antes de entoar em uma apresentação estrondosa o hit de "Inimigos".
15:18 | Mai. 26, 2024
O cantor baiano Baco Exu do Blues, uma das atrações do TIM Music Rio 2024, teceu duras críticas contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), durante sua apresentação no festival na noite do sábado, 25, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O momento ocorreu logo após Baco evocar a plateia a reagir frente ao "ódio" gerado pelas desigualdades e injustiças sociais antes de entoar em uma apresentação estrondosa o hit de "Inimigos".
"Quero que vocês peguem todo ódio de padrão filha da p*ta, de professores que te perseguem, de ex-namorados filhas da p*ta, familiar que te diminui para caralh*, vocês vão jogar tudo para fora", clamou o artista ao incentivar a plateia a pular juntos em uma explosão de energia.
Logo após a fala e antes de iniciar a performance, Baco completou: "Senhor Eduardo Leite, eu quero que você se f*da", gerando comoção na plateia que reagiu com gritos e vaias, fazendo coro à dura crítica de Baco. O governante vem sendo frequentemente questionado diante de sua atuação frente ao desastre climático e a crise social e financeira decorrente das inundações que assolam o Rio Grande do Sul.
Baco Exu do Blues entoa sucessos e agita multidão com críticas sociais em show no TIM Music Rio de 2024
Diogo Álvaro Ferreira, o cantor conhecido como Baco Exu do Blues, agitou uma multidão de fãs na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de abertura da terceira edição do festival gratuito TIM Music Rio. O cantor baianao foi ovacionado pela plateia desde sua subida ao palco até sua última música.
Com apoio do público, Baco preencheu a noite com seus maiores sucessos em um show diverso, intenso e marcante. O cantor, ao longa da noite, mesclou hits mais recentes do seu último lançamento "Quantas Vezes Você Já Foi Amado (QVVJFA), com obras mais antigas como "Girassóis de Van Gogh", "Queima Minha Pele", "Flamingos" e "Kanye West da Bahia" do álbum "Bluesman" de 2018 e "Te amo Disgraça" e "En Tu Mira" do seu primeiro álbum, "Esú", de 2017. O cantor também performou "Hotel Caro", famoso feat com Luisa Sonza.
Durante as músicas, Baco interagia com a plateia por meio de discursos que evocavam críticas sociais. Ele questionou a alta concentração de renda no Brasil, fez críticas a relações de trabalho abusivas, à violência, ao racismo, ao machismo e à homofobia. O artista inflou a plateia a lutar contra essas e outras questões sociais como uma "facção carinhosa".
LEIA TAMBÉM | Baco Exu do Blues revela ter sido vítima de racismo em aeroporto
"Vocês todos tem um pacto com comigo, falou? Se encontrar qualquer filha da put* que seja preconceituoso, racista, machista, homofóbico, vocês vão sentar a porrada até o desgraçado aprender", expressou o artista que finalizou evocando: "Facção Carinhosa" e levando a plateia ao frenesi.
Baco Exu do Blues assumiu o palco e fez tremer as areias da princesinha do mar com seus maiores sucessos logo após Marina Sena agitar a multidão na abertura das atrações principais da primeira noite do festival TIM Music Rio 2024. A mineira aproveitou o momento para confirmar aos fãs que está preparando um novo álbum.
O festival ocupará a praia de Copacabana até a próxima semana. Neste domingo, 26, ocorrerá um show em homenagem a Beth Carvalho com Diogo Nogueira, Marvvila, Roberta Sá e, logo após, Gloria Groove encerrará o primeiro fim de semana do festival.
No próximo sábado, 1º de junho, o palco será ocupado por Preta Gil e Thiago Pantaleão, seguido do show de IZA. O último dia do evento, marcado para 2 de junho, será comandado por Rael, seguido de Djavan.
Performance das backing vocals Aísha, Alma Thomas e Mirella Costa emocionam público em show do TIM Music Rio 2024
O emocional da plateia do TIM Music Rio 2024 já estava ao extremo com a apresentação estonteante de Baco Exu do Blues, mas, o público foi arrebatado pela adrenalina da performance das backing vocals Aísha Aísha, Alma Thomas e Mirella Costa.
Com muita força e intensidade, as três cantoras emocionaram o público com diferentes participações solo durante o show de Baco. Vocais potentes, interpretações dramáticas e envolventes foram as marcas deixadas por cada uma delas em momentos que mais pareceram shows a parte de tamanho presença de palco.
A primeira a encantar o público com uma amostra de seu talento foi Alma Thomas, que cantava o hit "20 ligações" com Baco quando deu início a uma apresentação avassaladora de "I Feeling Good".
A canção serve de sample para música do baiano e originalmente foi escrita por Anthony Newley e Leslie Bricusse para o musical de 1964 "The Roar Of The Greasepaint — The Smell Of The Crowd". A música foi eternizada na voz de Nina Simone no álbum "I Put A Spell On You" de 1965.
Mirella Costa foi a segunda a roubar a cena durante o show de Baco, além de performar alguns sucessos do cantor ao lado dele na frente do palco, a artista performou o grande sucesso de Alcione "Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)", originalmente lançado em 1982 com composição de Ed Wilson e Nelson Motta.
A apresentação foi acompanhada por um coro emocionado da plateia que foi pega de surpresa pela referência a sambista e pelo poder evocado por Mirella ao se apresentar.
Aísha encerrou o protagonismo solo do trio das backing vocals performando as partes de Luisa Sonza na música Hotel Caro ao lado de Baco em uma atuação poderosa, empoderada, sensual e sensível.
A cantora encantou o público e arrancou elogios da plateia: "Maravilhosa", "Linda", "Perfeita" foram algumas das reações dos fãs.
Confira fotos do show de Baco Exu do Blues no TIM Music Rio 2024
*O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da TIM.