Pinacoteca realiza seminário gratuito sobre o cearense Leonilson

Como parte da programação da 22ª Semana dos Museus, Pinacoteca do Ceará realiza atividades em homenagem ao artista cearense Leonilson

A Pinacoteca do Ceará promove na próxima sexta-feira, 17, o “Seminário Leonilson: Da Qualidade de Ser Forte”. O evento reúne pesquisadores, curadores e especialistas na obra do artista cearense, que está em exposição no museu.

A programação gratuita integra as atividades da 22ª Semana Nacional dos Museus. O seminário se inicia às 14 horas e é dividido em duas mesas, sendo a primeira com o tema “Se Você Sonha Com Nuvens - A Produção de Leonilson”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia também | Leonilson: 30 anos após morte, artista cearense segue presente mundo afora

Dela, participam a pesquisadora e curadora de arte Lisette Lagnado, o artista cearense Efrain Almeida e o mestre em História da Arte Ricardo Resende. A mediação é da artista visual, ativista e educadora Aline Albuquerque, curadora, junto com Resende, da exposição.

A segunda mesa ocorre às 17h30min com o tema “A Aids e as transformações estéticas na arte contemporânea”. O debate reúne a artista visual Peaug e o psicanalista Leopold Nosek. A mediação será realizada por Adriano de Lavor, doutor em Comunicação (Fiocruz).

Visita mediada e oficina

Além do seminário sobre Leonilson, a Pinacoteca do Ceará promove uma visita mediada à exposição “Leonilson e das Amizades” no sábado, 18. Os visitantes são acompanhados pelos curadores Aline Albuquerque e Ricardo Resende.

No percurso, realizado das 15 às 16 horas, os curadores dedicam olhar especial ao núcleo Das Amizades, com obras de Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra.

Também no sábado, 18, a artista e coordenadora de Arte-Educação da Pinacoteca, Simone Barreto, realiza a segunda edição das “Oficinas de Ateliê: Autorretrato bordado”. O objetivo é produzir um autorretrato bordado em tecido.

Ajuda ao RS: veja quais são os pontos de arrecadação em Fortaleza e RMF

Na atividade, serão disponibilizados materiais para os participantes produzirem suas criações. Serão apresentados também autorretratos de Leonilson e Antonio Bandeira presentes nas exposições.

Há também atividades para as crianças com a programação “Colorindo Vulcões” no domingo, 19. O objetivo é experimentar a pintura a partir das obras de Leonilson, além de propor conversa sobre sentimentos e emoções. A ação é recomendada para crianças a partir 3 anos e ocorre das 10 às 11h e das 15 às 16 horas com mediação de Wallison Azevedo.

Semana dos Museus

A Pinacoteca do Ceará realiza programação especial para a 22ª Semana de Museus, que integra as comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano, o evento visa levantar reflexões sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas nas metas “Educação de Qualidade” e “Indústria, Inovação e Infraestruturas”.

As ações especiais para Leonilson fazem parte da programação, que se estende para ações em conjunto com o Museu Ferroviário.

Semana dos Museus na Pinacoteca do Ceará

  • Quando: quinta-feira, 16, a domingo, 19
  • Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, 34 - Centro)
  • Gratuito

quinta-feira, 16

  • 14h às 17 horas: “Troca de experiências de pesquisa e educação entre museus geridos pelo Instituto Mirante”, com Iara Barbosa (Pinacoteca), Jéssica Sousa (Museu Ferroviário), Lúcio Silva (Centro Cultural do Cariri), Monalisa Freitas (Sobrado José Lourenço) e Maria Eliene (MIS)
    Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras
  • 16h às 17 horas: “Percursos Entrelaçados: Vulcões de água e sal”, com mediação de Andrea Dalveroni
    Onde: Exposição “Leonilson e Das Amizades”
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras

sexta-feira, 17

  • 14 horas: Seminário Leonilson - “Se Você Sonha Com Nuvens - A Produção de Leonilson”
    Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras
  • 15h às 16 horas: Visitas mediadas
    Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras

sábado, 18

  • 14h às 16 horas: Oficinas de Ateliê - Autorretrato bordado, com Simone Barreto
    Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
    Classificação indicativa: Livre; 15 vagas e inscrições por ordem de chegada
    Acessível em Libras
  • 15h às 16 horas: Visita mediada com Aline Albuquerque e Ricardo Resende na exposição “Leonilson e Das amizades”
    Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras
  • 16h às 17 horas: Conversa de Ateliê - “Saberes em festa: do trato à movência”, com equipe de Arte Educação da Pinacoteca
    Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
    Classificação indicativa: Livre
    Acessível em Libras

domingo, 19

  • 10h às 11 horas e 15h às 16 horas: Ateliê Criança Cria: Colorindo Vulcões, com Wallison Azevedo
    Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
    Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
    Acessível em Libras

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar