Além de Anitta, conheça artistas que assumiram ser do candomblé

Praticante do candomblé, Anitta recebeu ataques de intolerância religiosa; além da cantora, atores e atrizes também sofreram preconceito ao revelarem sua religião

18:46 | Mai. 13, 2024

Por: Lillian Santos
Praticante do candomblé, Anitta recebeu ataques de intolerância religiosa (foto: Reprodução/Instagram @anitta)

A cantora Anitta compartilhou nesta segunda-feira, 13, imagens da sua vivência com o candomblé. Filha de Longun Edé, a funkeira já havia revelado ser praticante da religião de matriz africana ao publicar fotos ao lado do pai de santo André Pina.

Manifestando-se ser da religião há mais de uma década, Anitta não é a primeira artista a divulgar publicamente suas preferências religiosas, com destaque às de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda.

Conheça artistas que praticam o candomblé e a umbanda

Bruno Gagliasso

Em novembro de 2023, o ator Bruno Gagliasso compartilhou imagens da sua visita a um terreiro de candomblé localizado em Salvador. Ao lado do filho Bless, o artista detalhou ser filho de Obarayi e praticante da religião há alguns anos.

Na época da publicação, uma parte dos seguidores do ator não apoiou a manifestação pública do candomblé e praticaram intolerância religiosa contra Bruno e seu filho.

Leia também | Ceará inaugura delegacia contra discriminação racial, religiosa e de orientação sexual

Cleo Pires

Praticante do candomblé, em 2022 a atriz Cleo Pires renovou os votos de casamento com o empresário Leandro D'Lucca em um terreiro da religião de matriz africana. Revelando as fotos da cerimônia em suas redes sociais, a artista acabou sofrendo intolerância religiosa.

“As pessoas têm todo o direito de seguir a religião que mais se aplica a vida da pessoa, com os valores da pessoa, com que a pessoa acredita, mas não existe só uma religião no mundo”, comentou à época dos ataques contra sua religião.

Nicolas Prattes

Nome relevante da nova geração de atores da Rede Globo, Nicolas Prattes é praticante do candomblé. Frequentando locais que realizam ações da religião desde a infância, o ator chegou a afirmar que sua família possui “fé plural”.

“Em família sempre tivemos uma fé plural. Na minha vida tudo é sobre fé, Deus, energia. Não separo as coisas. Não acredito em uma única religião. E não acredito em quem fala de religião, fé e tem preconceitos, cria divergências por isso”, explicou em entrevista à colunista Heloisa Tolipan em agosto de 2023.

Paulinho

O jogador Paulinho, atacante do Atlético MG e da Seleção Brasileira, é seguidor assumido do candomblé. Filho de Oxóssi, o futebolista chegou a sofrer intolerância religiosa após uma partida pelo Brasil.

Na época, Paulinho publicou em seu perfil no Instagram uma foto vestindo a camisa da Seleção junto à frase: “Nunca foi sorte, sempre foi Exú”. Com a postagem, alguns seguidores atacaram o jogador e chegaram a chamá-lo de “macumbeiro”.

Leia também | Candomblé: Lula sanciona dia para celebrar tradições africanas

Bianca Bin

Em novembro de 2022, a atriz Bianca Bin compartilhou uma foto no qual usava um colar de Abebé de Oxum. O amuleto utilizado no candomblé e a umbanda serve para afastar energias negativas e foi um presente dado por um conhecido.

“Receber o espelho sagrado, esse amuleto tão poderoso, que tem força espiritual pra afastar energias negativas, é mais que um presente, é benção de mãe, proteção pura da divina rainha”, escreveu a atriz na publicação.

Católica desde a infância, Bianca não detalhou se é praticante ou não de alguma religião de matriz africana. Com a postagem, no entanto, a artista recebeu comentários intolerantes e com ataques ao candomblé.