Bares de Fortaleza recebem debates científicos no mês de maio

Festival iniciado na Inglaterra, Pint Of Science promove palestras descontraídas em bares de 179 cidades brasileiras. Confira a programação

17:45 | Mai. 09, 2024

Por: Pedro Dias
Pint of Science, evento promove conhecimento científico em bares de Fortaleza (foto: Reprodução / Redes Sociais )

De segunda, 13, a quarta, 15, o festival internacional Pint of Science promove e divulga o conhecimento científico de forma descontraída. As palestras acontecem às 19 horas, nos Hoots Gastropub (Meireles), Cantinho do Frango (Aldeota) e Bulls Beerhouse (Parquelândia).

Idealizado na Inglaterra, em 2012, o Pint of Science vem alcançando cada vez mais apoio internacional em prol da divulgação científica. Esta edição conta com a participação de 25 países. O Brasil será o país com o maior número de cidades participando do festival, com um total de 179 municípios participantes.

Leia Também | Exposição imersiva da Disney chega a shopping de Fortaleza

Confira a programação desta edição

Segunda-feira, 13

  • Onde: Hoots Gastropub (Av. Desembargador Moreira, 125 - Meireles)
  • O quê: Abrindo o festival, o professor Daniel Brito (UFC) ministra a palestra “Uma Máquina do Tempo Chamada JWST”, em que aborda temas relacionados ao mais novo telescópio, o James Webb Space Telescope, e sua importância na ciência especial. Seguindo a programação, a palestra “Cyberhate e uso nocivo de redes sociais”, apresentada pela professora Kaline Lima (Unifor), aborda as nocividades causadas pela violência e discursos de ódio disseminado nas redes sociais.

Terça-feira, 14

  • Onde: Cantinho do Frango (R. Torres Câmara, 71 - Aldeota)
  • O quê: O primeiro tema será “Desertificação no semiárido brasileiro desafios, causas e consequências”, com professor Fred Holanda (Uece). Em seguida, Tommaso Giarrizzo, professor visitante na UFC, aborda a origem do plástico que polui praias e ameaça a vida marinha.

Quarta-feira, 15

  • Onde: Bulls Beerhouse (R. Gustavo Sampaio, 800 - Parquelândia)
  • O quê: a pesquisadora da Embrapa Nivia Dias discute sobre “Mulheres Cientistas: por que ainda somos minoria?”, em que aborda o desequilíbrio de gênero na comunidade científica, levanta questionamentos e soluções. Em seguida, Juliana Melo (Unifor) apresenta “Apague essa ideia”, palestra que discorre sobre explicações, dados epidemiológicos, influências do hábito, mitos e verdades sobre o cigarro eletrônico.

Festival Internacional Pint of Science