Cannes 2024 tem brasileiros entre os jurados; veja quem são
O Cannes Lions escolheu 36 representantes brasileiros para avaliar os trabalhos na premiação, que acontece de 17 a 21 de junho; veja quem são
15:20 | Mai. 07, 2024
O Festival de Cannes não é formado só por prêmios de cinema. O Cannes Lions é um importante prêmio de publicidade mundial e neste ano 36 brasileiros aparecem no júri.
Destes, 24 trabalham em agências e empresas no Brasil. Os 12 restantes desempenham funções globais ou atuam em escritórios de agências de outros mercados.
Segundo a organização do festival, foram selecionados jurados de 54 mercados diferentes, o que representa a maior diversidade regional da história do festival. O festival Cannes Lions acontecerá de 17 a 21 de junho, na cidade de Cannes, na França.
LEIA MAIS: Entre a festa e o glamour, Festival de Cannes também deverá ter reivindicações
Cannes 2024: Chefes da AKQA e Gut lideram o júri
Brasileiros chefes de conhecidas agências de publicidade lideram algumas categorias do Cannes Lions. Diego Machado, chefe criativo global da empresa de publicidade AKQA, será responsável pela categoria Innovation.
Já Anselmo Ramos, fundador e presidente criativo da agência de publicidade Gut, será o presidente do júri de Brand Experience e Activaction.
Conheça as categorias que têm jurados brasileiros no Cannes Lions 2024
Categorias do Cannes Lions 2024: Classic Track
A categoria "Classic Track", do Festival Cannes Lions, abrange produções publicitária no ramo de filmes e imagens.
- Prêmio de Filme: Rodrigo Jatene, Chief Creative Officer, LATAM, Wieden+Kennedy, LATAM.
- Prêmio por Outdoor: Andre Sallowicz, Creative Partner, AMVBBDO, UK.
- Prêmio Impressão e Publicação: Vinicius Stanzione, Chief Creative Officer, Leo Burnett, Brasil.
Categorias do Cannes Lions 2024: Artesanato
Também tem brasileiros na categoria "Artesanato" - ou Craft -, do Festival Cannes Lions, que abrange as produções artesanais em design, artesanato digital e artesanato em filme.
- Prêmio Design: Shingo Sato, Head of Design, Design Bridge and Partners, Brasil.
- Prêmio Artesanato Digital: George “Benson” Acohamo, Founder and CEO, BSN Creatives, Brasil.
- Prêmio Artesanato de Filme: Dulcidio Caldeira, Director and Founder, Boiler Filmes, Brasil.
Categorias do Cannes Lions 2024: Engajamento
A categoria Engajamento - ou engagement -, premiam as produções e experiências imersivas que envolvem os consumidores e impactam a cultura.
- Prêmio B2B Criativo: Bianca Guimarães, Partner and Executive Creative Director, Mischief, USA.
Henrique Del Lama, Executive Creative Director, AlmapBBDO, Brasil. - Prêmio Dados Criativos: Ana Becker, Concept Director, FCB Brasil, Brasil.
- Prêmio Direct: Mariana Sa, Co-Chief Creative Officer, Africa, Brasil;
Saymon Medeiros, Creative Director, ‿ and us, UAE. - Prêmio Meios de Comunicação: Fabio Baracho Martinelli, Global Vice President of Connections and Occasions, AB InBev, Global; Vanessa Giannotti, Media Vice-President, Ogilvy, Brasil.
- Prêmio de Relações Públicas: Ian Black, CEO, New Vegas, Brasil.
- Prêmio de Influenciadores Digitais: Lui Lima, Creative Director, Talent, Brasil.
Leia mais
Categorias do Cannes Lions 2024: Entretenimento
Já as produções com entretenimento de marca autêntico, para envolver os consumidores e impactar a cultura estão na categoria "Entertenimento".
- Prêmio de Entretenimento: Patrícia Moura, Founder and CEO, Pride Content, Brasil.
- Prêmio de Entretenimento em Jogos: Hermeti Balarin, Chief Creative Officer, Wieden+Kennedy, UK; Nicolle Merhy, CEO, Game Code, Brasil; Thiago Cruz, Chief Creative Officer, NY, Grey, USA.
- Prêmio de Entretenimento em Música: Henrique Tanji, CEO and Founder, RITMIKA AUDIO ARTS, Brasil.
- Prêmio de Entretenimento em Esportes: Alexandre Abrantes, Executive Creative Director, FCB, USA; Luciana Cani, Executive Creative Director, AKQA, USA; Rafael Ziggy, Chief Creative Officer, SOKO, Brasil.
Categorias do Cannes Lions 2024: Experiência
A categoria "Experiência" aborda jornadas inteligentes dos clientes e experiências imersivas – cativando o público em cada ponto de contato.
- Prêmio de Experiência de Marca e Ativação: Anselmo Ramos, Founder, Creative Chairman, GUT, Global (Presidente de Júri); Cecília Preto Alexandre, Senior Marketing Director, Heineken, Brasil.
- Prêmio de Negócio de Transformação Criativo: Marcia Esteves, CEO and Partner, Lew’LaraTBWA, Brasil.
- Prêmio Comércio Criativo: Angela Bassichetti, Head of Creative Shop APAC, Meta, APAC and Global; Tiago Trindade, Partner and Chief Creative Officer, Digital Favela, Brasil.
- Prêmio Inovação: Diego Machado, Global Chief Creative Officer, AKQA, Global (Presidente de Júri).
Categorias do Cannes Lions 2024: Bem
Segundo a organização, a categoria "Bem" aborda produções que vão além do propósito da marca para usar comunicações criativas para mudar a cultura, criar mudanças e impactar positivamente o mundo.
Tem como representante brasileira Raphaella Martins, que trabalhou no projeto Creative X, agência da empresa Meta no Brasil que desenvolve a visão criativa da marca.
- Prêmio Leão da Mudança: Raphaella Martins, Creative X – Program Manager, Meta, Brasil.
Categorias do Cannes Lions 2024: Saúde
A publicidade na área da saúde também é lembrada no festival e tem uma categoria para premiar produções que celebram a criatividade nas comunicações de marca neste setor altamente inovador, mas fortemente regulamentado, com o poder único de realmente mudar vidas.
- Prêmio Saúde e Bem-estar: Laura Florence, Executive Creative Director, Havas Health & You, Brasil.
- Prêmio Farmacêutico: Roberta Raduan, Managing Director Latam, Klick Health, LATAM.
Categorias do Cannes Lions 2024: Estratégia
Na categoria "Estratégia" são agraciadas as produções de eficácia comercial, planejamento estratégico e aplicação criativa de soluções para desbloquear o crescimento e medir o impacto.
- Prêmio Estratégia Criativa: Sumara Osorio, Chief Content Officer and Colgate-Palmolive Chief Strategy Officer, VML, LATAM.
Categorias do Cannes Lions 2024: Titânio
O Brasil também aparece representando a categoria "Titânio", com trabalhos provocativos, que marcam uma nova direção para a indústria e a faz avançar.
- Prêmio Titânio Dan Wieden: Danilo Boer, Global Creative Partner, FCB, Global; Patricia Corsi, Global Chief Marketing Officer, Bayer, Global; Samantha Silva De Almeida, Director Diversity and Innovation at Estúdios Globo, Globo, LATAM.