Madonna: avião exibe faixa sobre ameaça ao aborto legal no Brasil

Horas antes do show histórico de Madonna no Rio de Janeiro, um avião exibiu uma faixa com recado à cantora sobre riscos ao aborto legal no Brasil

20:28 | Mai. 04, 2024

Por: Miguel Araujo
Um avião sobrevoou com mensagem sobre risco ao aborto legal no Brasil horas antes de show da Madonna no Rio de Janeiro (foto: Reprodução/Instagram @madonna e Reprodução/X @danicarolp)

Um avião exibiu a faixa “Madonna, o aborto legal está sob ataque no Brasil” no céu do Rio de Janeiro neste sábado, 4, horas antes do show histórico de Madonna na Praia de Copacabana. A Rainha do Pop finaliza na cidade a turnê de celebração de 40 anos de carreira com show gratuito para mais de 1,5 milhão de pessoas.

O recado transmitido pelo avião foi coordenado pela campanha “Nem Presa, Nem Morta” para chamar a atenção de Madonna sobre as dificuldades enfrentadas para o aborto legal no Brasil nos últimos anos.

Leia também | Especialistas e fãs refletem sobre impacto cultural de Madonna além da música

A ação foi apoiada também por outras sete organizações brasileiras que atuam em prol da justiça reprodutiva, pela realização do aborto legal e pela expansão deste direito. Entre diversas pautas, Madonna é conhecida também por ser voz a favor do direito ao aborto.

AQUI https://t.co/Y18NbJF6je pic.twitter.com/y2IQIeHeQ5

— Daniela (@danicarolp) May 4, 2024

“Madonna sempre se posicionou em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e a favor do direito ao aborto de maneira irrestrita. A ideia de fazer essa ação com o mundo inteiro olhando para a Praia de Copacabana é justamente de chamar a atenção dela, do público dela, de quem gosta da Madonna, do mundo e do Brasil sobre a situação”, afirmou Laura Molinari, coordenadora da campanha, em entrevista à Revista Marie Claire.

Aborto legal no Brasil

Como exemplo de “entrave”, Laura Molinari citou o fechamento do serviço de aborto legal do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, que era referência no procedimento no País.

Além disso, mencionou a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe a realização da chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

No Brasil, o aborto é autorizado quando a gravidez é resultado de abuso sexual (ou seja, estupro), quando põe em risco à saúde da gestante e quando existe anencefalia do feto.

Os casos constam no artigo 128 do Código Penal Brasileiro, de 1940, e em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2012. Fora dessas situações, o procedimento é considerado crime.

Madonna no Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão na noite deste sábado, em Copacabana. O espetáculo da cantora, que começa às 21h45min, terá duas horas de duração. O evento será aberto com DJ Barata, a partir das 18h45, e Diplo, às 20h, em um palco secundário, localizado próximo ao principal.

Logo após o show de Madonna, haverá apresentação do DJ Pedro Sampaio. Mais de três mil policiais devem garantir a segurança do evento, que contará com pontos de revista e câmeras de reconhecimento facial.