TikTok e Universal Music fazem acordo e músicas voltam à plataforma
Novo acordo entre TikTok e Universal Group Music deve proteger artistas e músicas do uso da IA generativa
18:21 | Mai. 02, 2024
Inúmeras músicas do selo Universal Music Group (UMG) retornaram ao TikTok. A novidade foi anunciada pela própria gravadora em publicação na quarta-feira, 1º, após um acordo entre as duas empresas.
“O acordo conjunto marca uma nova era de colaboração estratégica entre as duas organizações, construída sobre um compromisso partilhado de ajudar os artistas e compositores da UMG a alcançar o seu potencial criativo e comercial”, detalha o comunicado.
As canções de artistas representados pela UMG e outros selos da gravadora (como Abbey Road Studios, Island Records, Virgin Music Records, Capitol Music Group e Blue Note Records) haviam sido removidas em janeiro deste ano.
Com a decisão, inúmeras músicas de artistas internacionais, como Taylor Swift e Elton John, e nacionais, como Ivete Sangalo e Anitta, foram retiradas da plataforma fazendo com que as publicações que utilizavam os áudios ficassem sem som.
“Estamos ansiosos para colaborar com a equipe da TikTok para promover os interesses de nossos artistas e compositores e impulsionar a inovação no envolvimento dos fãs, ao mesmo tempo que avançamos na monetização da música social”, comenta Sir Lucian Grainge, presidente e CEO do Universal Music Group.
Leia também | TikTok será banido nos Estados Unidos? Entenda decisão de Biden
Acordo entre TikTok e Universal Music terá proteção contra IA
O novo acordo de licenciamento visa contribuir em uma “melhor remuneração para os compositores e artistas da UMG”, além de “novas oportunidades promocionais”. Um dos destaques no novo contrato é a proteção do setor artístico quanto ao uso da IA generativa.
Anteriormente, a UMG chegou a acusar o TikTok de “incentivar” os usuários a usarem inteligência artificial para criar músicas e de não combater conteúdos que violavam a imagem e composições dos artistas.
“Esperamos trabalhar juntos para criar um caminho que crie conexões mais profundas entre artistas, criadores e fãs. Em particular, trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável para permitir uma nova era de criatividade musical e envolvimento dos fãs, protegendo ao mesmo tempo a criatividade humana”, afirma Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok.