Morre Anderson Leonardo: relembre carreira do vocalista do Molejo
Cantor Anderson, do grupo Molejo, foi diagnosticado com câncer inguinal em 2022; artista morreu aos 51 anosO cantor Anderson Leonardo morreu nesta sexta-feira, 26, aos 51 anos de idade, em decorrência de um câncer. Membro fundador do grupo Molejo, o artista se consagrou na música brasileira com suas interpretações de canções do pagode.
Com carreira iniciada na década de 1980, Anderson e o Molejo conquistaram o País com o lançamento de “Caçamba”, do álbum “Grupo Molejo”, de 1993. O disco vendeu mais de 100 mil cópias e, a partir de então, os pagodeiros se tornaram referência do gênero no Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com o Molejo, Anderson escreveu 118 músicas
Na trajetória que soma mais de 30 anos, Anderson Leonardo é creditado em cerca de 118 composições do Molejo, de acordo com relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
Vocalista do Molejo, o artista também assumia o cavaquinho, instrumento que era essencial para as músicas do grupo.
Em 1996, lançaram o disco “Não Quero Saber de TiTiTi”, com os sucessos “Clínica geral” e “Cilada”. O álbum conquistou o Disco de Platina, atingindo mais de 250 mil cópias vendidas.
Anderson e o grupo Molejo conquistaram o Brasil com o sucesso "Brincadeira de Criança"
No ano seguinte, em 1997, o grupo lançou “Brincadeira de Criança”, consagrado como principal álbum da carreira do Molejo. No repertório do disco, canções que marcaram gerações como “Dança da Vassoura”, “Garoto Zona Sul” e "Brincadeira de Criança".
O último álbum de estúdio do grupo Molejo foi “Molejo Club”, lançado em 2016. O disco contou com 16 faixas, sendo duas composições de Anderson Leonardo.
Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio