Fortaleza recebe festival de dança a partir desta quarta-feira, 24

Nesta edição da mostra competitiva que contempla várias modalidades acontece a partir desta quarta-feira, 24 e segue até domingo, 28.

Fortaleza recebe a oitava edição do Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) e a quarta edição do Grand Prix Internacional (GPID). O evento acontece entre os dias 24 a 28 de abril no Teatro RioMar Fortaleza e reúne artistas nacionais e internacionais de diversas idades.

A mostra competitiva CBDD contempla as categorias de balé clássico, livre, jazz, flamenco, dança contemporânea, entre outros estilos. Os competidores são separados pelos níveis do Baby (4 a 7 anos) até a Master (acima de 35 anos).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os bailarinos que competem no GPID se apresentam de forma individual nas categorias de balé clássico de repertório e dança contemporânea. Além das performances, eles também devem participar de aulas que compõem a competição.

Competições independentes

Apesar de acontecerem na mesma época, as competições são independentes. A primeira edição do Festival de CBDD em Fortaleza aconteceu em 2016, antes do primeiro GPID. A proposta dos eventos acontecerem simultaneamente visa oferecer mais oportunidade aos bailarinos.

O Conselho Brasileiro de Dança já acontece em diferentes capitais do País. O papel do Conselho em cada estado é realizar seminários, cursos, mostras e criar apostilas para impulsionar a vida dos bailarinos. No Ceará, a professora e coreógrafa Janne Ruth é delegada do Conselho Brasileiro da Dança. Juntamente na organização do evento atua Atenita Kaira, diretora artística da Escola de Dança Janne Ruth e diretora artística do Festival Internacional de Dança de Fortaleza Fendafor e CBDD Fortaleza.

O evento recebe artistas brasileiros e de outras nacionalidades, tanto para as apresentações como para compor o júri. Em 2024, são sete mestres da dança nacional e internacional que irão mediar aulas e fazer parte da banca de jurados da edição.

Nomes como Gandhi Tabosa (diretor e coreógrafo do Gandhicats Project, em Manaus), Cícero Gomes (primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e Sérgio Galdino (mestre convidado de Recife) estarão no júri da competição de dança. Jéssica Ferreira (mestra convidada), Wanie Rose (diretora da Escola e Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão), Alex Lima (representante sul-americano do festival) e Cristina Cará (coreógrafa) estão juntos às aulas e ao júri no festival.

O festival entregará premiações, como medalhas, prêmios em dinheiro, bolsas de estudos, entre outros. Outra oportunidade está na presença de representantes do cenário mundial de dança, possibilitando a oportunidade para a descoberta de novos talentos.

Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD)

  • Quando: Quarta-feira, 24, a domingo, 28
  • Onde:  Teatro Rio Mar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
  • Quanto: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia); vendas no site Uhuu! e na bilheteria
  • Mais informações: festivalcbddfortaleza.com.br
  • Instagram: @festivalcbddfortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Cultura Dança Festival de Dança Teatro Riomar Jane Ruth

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar